Faz frio intenso na capital e chove no interior. Os verbos em destaque têm um sujeito:
Me lembro até hoje de minha mãe acendendo o fogão a lenha. A colocação do pronome em destaque:
Texto para responder à questão.
Qual das afirmações a seguir traduz a ideia do trecho destacado em “Um guerreiro assírio não devia pensar em felicidade, apenas em SOBREVIVER À PRÓXIMAGUERRA."?
Texto para responder à questão.
Sobre as formas verbais destacadas nas frases “Isso, talvez, (1) SEJA felicidade, vai saber." e “– Se nos satisfizéssemos em ganhar apenas o necessário para viver bem, confortavelmente, sem sacrifícios, (2) SERIA ótimo.", é correto afirmar que a(s):
Texto para responder à questão.
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase “se você não vive desesperadamente pelo dinheiro, não tem sonhos impossíveis, fica mais fácil viver, mais fluente, mais tranquilo…", FLUENTE E TRANQUILO concordam com a palavra SONHOS.
II. A preposição destacada em “Ser feliz" hoje em dia tem mais a ver COM poder financeiro" estabelece, no contexto, uma relação de consequência.
III. Na frase “Pedi breve licença ÀS PESSOAS na fila.", o elemento destacado pode ser substituído por -LHES.
Está correto apenas o que se afirma em:
Texto para responder a questão.
A palavra a seguir que pode substituir a conjunção destacada em: “LOGO, nesses dez minutos, esse leitor, sem pressa ou correria, teria devorado nada menos que três páginas.”, sem alteração de sentido, é:
Texto para responder a questão.
A oração subordinada destacada em: “QUANDO CHEGAR AOS 30 ANOS, terá lido nada menos que 120 livros...” expressa ideia de:
Texto para responder a questão.
Um dos verbos destacados a seguir apresenta-se no modo imperativo. Aponte-o.
O trecho da entrevista de Carlos Heitor Cony que exemplifica linguagem coloquial é:
“Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão”. Considerando o sentido do texto, o segundo período poderia ser adequadamente substituído por: