Assinale a alternativa em que a palavra apresenta oito letras e seis fonemas:
“E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?" O termo grifado, no texto, refere-se a:
A alternativa em que todas as palavras, retiradas do texto, possuem ditongo decrescente é:
“Este menino é mesmo um caso de poesia.” O médico sugere que Paulo:
Trata-se de uma oração com sujeito indeterminado:
Chegamos ___ São Paulo ___ 14 h e minha mãe estava ___ nos esperar. ___ tarde, fomos ___ Pinacoteca e vimos uma linda exposição. ___ noite, decidimos jantar num sofisticado restaurante, que ficava ___ cerca de 1 hora de onde estávamos. Foi um passeio maravilhoso!
No texto, a introdução da mulher da favela na história se dá por uma sequência de palavras e expressões:
“alguém", “ser encardido", “bicho", “criatura estranha". Esse recurso revela:
Assinale a alternativa cuja palavra destacada não expresse a mesma circunstância da palavra ainda no período: “Nos muros do centro e do Largo da Ordem, ainda estão plantadas as raízes profundas de sua arte marginal".
São pronomes indefinidos invariáveis:
“Avançamos muito na ciência, mas a perplexidade essencial é a mesma."
Na frase acima o termo sublinhado pode ser substituído sem que haja alteração de sentido por:
Leia o fragmento do poema Soneto do maior amor de Vinícius de Morais: “E quando a sente alegre, fica triste E se a vê descontente, dá risada.” A figura de linguagem presente nesse excerto é denominada:
A crase é facultativa em qual das alternativas abaixo:
A palavra HISTÓRIA é acentuada por ser: