O autor do texto 3 declara que, apesar de a literatura conter cenas de violência, ninguém a acusa de ser responsável pela violência.
Nesse caso, a argumentação se apoia numa:
A frase de César Augusto – Apressa-te devagar – traz um exemplo de linguagem figurada que se repete em:
No excerto “Não é de admirar, portanto, que a leitura tenha se transformado em recurso terapêutico ao longo dos tempos." (quarto parágrafo), a conjunção em destaque indica uma
Considere as afirmações abaixo.
I. A chave conceitual que opõe “república" e “monarquia" como formas de governo não contempla todos os significados possíveis da ideia de república.
II. Regimes políticos autoritários, ao autodenominarem-se “república", buscam mascarar sua natureza autocrática.
III. A expressão “Periferias coloniais" designa estritamente os territórios americanos subordinados à hegemonia europeia − entre eles, os da América do Sul.
É correto considerar como inferência permitida pelo texto o que se lê em
A frase que está adequadamente redigida, considerada a norma-padrão da língua, é:
No texto 1, há três ocorrências do vocábulo “mais": (1) “...joga mais luz sobre a origem da vida"; (2) “...uma das mais importantes publicações científicas" e (3) “...será o mais antigo registro de vida na Terra".
Sobre essas ocorrências, é correto afirmar que em:
“Porque o império romano crescia e eles precisavam indicar o clã a que a pessoa pertencia ou o lugar onde tinha nascido".
Nesse segmento do texto 3 há o emprego correto do termo “que" precedido da preposição “a" em razão de estar na mesma oração o verbo “pertencer", que exige essa preposição.
A frase abaixo que está correta nesse mesmo aspecto é:
Entre os termos do texto 4 destacados nesta questão, aquele que tem seu significado corretamente indicado é:
Uma manchete do jornal Metro, 11/04/2017, dizia o seguinte:
“Se reforma for adiada, direitos serão perdidos".
A relação lógica entre as duas orações da manchete é:
Considere o trecho a seguir:
Dominar a atenção e ser capaz de eliminar outros estímulos que tentam nos distrair é uma habilidade que oferece múltiplas vantagens. Permite que nos concentremos no que realmente __________ ou __________, que __________ detalhes e matizes que outros não percebem, que __________ idiomas com mais facilidade, que __________ em nossas metas até atingi-las ou __________ o nível de estresse.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
No trecho “Além disso, há deleites livrescos que demandam aprendizado prévio e alguma medida de paciência: é preciso certa cancha para desfrutar Homero e nem todos chegam prontos a Virgílio", entre a parte antes dos dois pontos e a seguintes estabelece-se uma relação de:

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
O texto configura-se como dissertativo, sendo seu principal objetivo informar o público acerca de uma política pública de atenção à saúde bucal promovida pelo Ministério da Saúde.