Assinale a alternativa em que a concordância nominal está errada:
Do ponto de vista da norma culta, o termo destacado em "COMO não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida" possui valor de:
Observe a frase a seguir e indique a informação acrescentada pelo emprego do advérbio "AINDA". "cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste."
Analise as afirmativas, quanto à capacidade polissêmica da linguagem nas ideias do texto.
I. A crônica se desenrola, através do uso da linguagem literária, sobre o ritmo de vida contemporâneo, característica marcante do tempo na sociedade.
II. O texto aponta ideia de velocidade (e mais ainda a de aceleração), quando se refere à memória de acontecimentos que se desfazem rapidamente, indicando fugacidade do tempo.
III. O que espanta o autor não é a velocidade, mas sim os acontecimentos não esquecidos, o tempo demarcando acontecimentos que deveriam pertencer à memória recente da sociedade, típica da ficção.
Está correto o que se afirma apenas em:
Em "Vinte anos atrás, choque de gerações ERA choque entre pais e filhos." o verbo em destaque une uma propriedade qualquer a uma característica expressa a seguir. Nesta perspectiva, este verbo é chamado:
Analise os comentários sobre o primeiro parágrafo do texto e assinale o correto.
A palavra destacada em "manda-SE um suspiro a Petrópolis" morfologicamente é:
Em "A primeira é que não havia alfaiates, não havia sequer casimiras; a segunda é que, ainda havendo-os, Adão andava baldo ao naipe.", a correção gramatical do segmento seria preservada, sem haver alteração semântica, ling1uística ou de coerência, caso:
1) fosse colocada uma vírgula após " A primeira.
2) fosse substituída a palavra SEQUER por NEM MESMO.
3) houvesse troca do pronome OS, em havendo-os, por LHES.
4) a forma verbal HAVIA fosse flexionada no plural.
Estão corretas apenas:
Leia o Texto para responder à questão.
As palavras Chuvinha e Passarinho apresentam o sufixo (-inho). No texto, esse sufixo atribui outras noções que não a de diminuição. Nas palavras destacadas, o sufixo (–inho) tem um tom:
Leia o Texto para responder à questão.
O sentimento do eu-lírico com relação ao cerrado é de
Os versos “É” muito mais elegante” e “Chegasse mais adiante” rimam entre si e constituem a chamada rima rica, formada por classes gramaticais diferentes. São elas:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Sobre o texto, considere as seguintes afirmativas:
1 - O texto tematiza o excesso de violência no país.
2 - O autor utiliza a tragédia ocorrida na escola de Goiânia como um exemplo de como a falta de participação dos pais na vida dos filhos pode levar a situações de tragédia.
3 - O autor critica a escassez de pesquisas sobre o comportamento e a saúde mental de nossos jovens.
4 - A expressão “órfãos de pais vivos", apresentada no texto, faz referência a crianças com pais mortos no sentido metafórico.
Assinale a alternativa correta.

Com relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto CG2A1AAA, julgue o item subsequente.
Infere-se do texto que, até 1993, a formação de oficiais da PM/MA acontecia em outros estados porque não havia academia de polícia militar no estado do Maranhão.
Na tira abaixo, de Adão, podemos observar que em cada quadrinho há uma relação entre o desenho e o que se lê entre aspas. O humor é obtido: