A crítica proposta pelo texto II é reforçada, principalmente, por um elemento não-verbal associado à pergunta reproduzida em discurso direto. Trata-se:
Sem prejuízo para a coerência e para a correção gramatical do texto CG1A1AAA, a conjunção “Quando" (l.14) poderia ser substituída por
No segundo parágrafo do texto CG1A1CCC, o elemento “se" foi empregado em “rir-se" (l.11) para indicar
No texto CG1A1CCC, o verbo corroborar, em “corroborada pela ação dos homens públicos" (l.15), foi empregado com o sentido de
No trecho: “Se todo o lixo urbano descartado em um único dia no país fosse espalhado por uma pista nessa extensão, se teria um 'tapete de resíduos' com altura de 3,5 centímetros." (linhas 1 a 3), o termo destacado pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por:
No título “Reciclar é bom, mas reduzir o volume de resíduos é ainda melhor", o termo em destaque NÃO pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
Na estruturação do texto 1, o segundo parágrafo, em relação ao primeiro, estabelece uma relação de:
“Cada vez menos a família se reúne em torno da mesa para compartilhar a refeição e se encontrar, trocar ideias, saber uns dos outros. Será falta de tempo?"
A pergunta colocada ao final desse segmento do texto 1 mostra:
“...69% dos entrevistados no Brasil relataram o hábito de assistir à TV enquanto se alimentam".
Temos aqui uma concordância que envolve elementos de porcentagem; a frase abaixo que mostra incorreção nesse tipo de concordância é:
Na imagem da charge, a representação da sujeira e do descuido é feita por meio de um conjunto de elementos; o elemento destacado que NÃO colabora para essa imagem negativa é que o cozinheiro:
“Estou há pouco mais de dois anos morando na China, leitor, e devo dizer que a minha admiração pelos chineses só tem feito crescer. É um país que tem coesão e rumo, como notou o meu colega de coluna neste jornal Cristovam Buarque, que passou recentemente por aqui".
O segundo período desse primeiro parágrafo do texto 1, em relação ao anterior, funciona como:
“Coesão e rumo. Exatamente o que falta ao nosso querido país".
Sobre esse segmento do texto 1, é correto afirmar que:
Há vários momentos do texto 1 em que se juntam termos de valor substantivo e valor adjetivo; o par abaixo em que NÃO ocorre mudança de significado em caso de troca de posição é:
Na fala do personagem-pai na charge há um erro de acentuação no vocábulo “quê”; a frase em que ocorre o mesmo erro ortográfico é:
Analise as afirmações apresentadas a seguir.
I. Em “Existe alguma hora que não seja de relógio?", a oração sublinhada é uma oração subordinada adjetiva explicativa.
II. Em “[...] tem surgido, cada vez mais frequente, o diminutivo do gerúndio.", a expressão destacada atua como sujeito da locução verbal “ter surgido".
III. “Não pense que para por aí [...]", a oração sublinhada é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
IV. Em “[...] se te chamarem de 'queridinho', querem é que você exploda.", a oração destacada é uma oração subordinada adverbial causal.
Estão corretas apenas as afirmativas