Texto para responder à questão.
Pode-se reescrever o segmento "Já não aguentava mais AQUELA GENTE", substituindo o trecho destacado por um pronome oblíquo, sem deixar de respeitar as normas de colocação e uso do pronome e mantendo o sentido original, por:
Texto para responder à questão.
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto: I. Na frase "Como é que SE escreve?.", o termo destacado tem valor condicional. II. A reescrita do segmento destacado em "Fiquei para trás quando fizemos fila para ir PARA A SALA.", sem perda de seu sentido original, poderia ser À SALA. III. Os dois elementos destacados em "É verdade QUE as pessoas QUE conhecemos podem nos modificar" pertencem à mesma classe gramatical. Está correto apenas o que se afirma em:
Das afirmações seguintes: I. Embora adote um ponto de vista pessoal, a blogueira lança questões a seus leitores e se dirige diretamente a eles, dando margem à interação e à exposição de outras experiências e pontos de vista sobre o assunto II. Podemos considerar o título do texto “O alto preço de viver longe de casa” ambíguo. III. O assunto explorado no texto é pouco polêmico, muito superficial e de fácil resolução, o que dificulta a possibilidade de discussão e prejudica o blog, que deveria ser um espaço em que internautas em geral pudessem falar de suas experiências e interagir com o blogueiro.
Leia as orações abaixo: I. A floresta virou um deserto. II. As noites têm sido muito frias. III. Ele deixou aberto o portão de entrada. Assinale o item que indica corretamente a classificação do predicado dessas orações:
Assinale a frase em que a palavra SE não é um pronome apassivador:
No Brasil, o Arcadismo se manifestou em Minas Gerais, o centro econômico da colônia no século XVIII. Todos os autores seguintes fizeram parte dessa escola literária, exceto:
Das afirmações seguintes:
I. O principal recurso desse anúncio é a intertextualidade comprovada pela frase principal.
II. O objetivo desse anúncio é estimular os leitores a denunciar os crimes contra idosos.
III. O referido anúncio não pode ser considerado informativo já que não tem as características necessárias ara assim ser denominado.
“Não entendo ______ ele não quis ir à festa. Você sabe ______?”. Assinale o item que preenche corretamente as lacunas dessa frase:
“ Que felicidade tremenda sentia no peito o nosso personagem.". A partícula “que" destacada exerce função morfológica de:
"Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição."
“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada."
"A reunião foi suspensa quando ele chegou."
"Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou."
O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a:
As vocábulos que podem substituir as palavras em destaque, pelo processo de antonímia, encontram-se respectivamente em:
I - E cada vez se detinha na cadeira.
II - E com a pele pareceu eriçar os lençóis, ferir a colcha.
III - Mas o colchão continuou imóvel como se vazio.
Observe o verbo em destaque na frase: ―Fazia sempre assim quando acordava de repente no meio da noite e o coração descompassado lhe dizia que talvez houvesse algum invasor no quarto.‖ Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA quanto ao vocábulo em destaque:
O texto a seguir se refere à questão.
No trecho “É possível que amanhã, com outro governo, o Brasil não seja um grande exportador de armas, mas passe a ser conhecido pelo mundo como um país de brio que deu às crianças esquálidas e tristes não direi diploma de doutor, isso seria um enorme milagre inútil. Mas uma oportunidade de trabalho, ao menos isso [...]", a conjunção mas dá ideia de:
Se ela _______ nosso endereço e _______ à nossa festa, _________seu ex-namorado.
A alternativa que preenche as lacunas em sequência correta quanto à conjugação verbal é: