Na conversa que manteve com o motorista do táxi, o autor firmou uma posição pessoal, representada no segmento
... para esquecer o medo do trovão, as aparições e os milhares de perigos... (último parágrafo)
No contexto, o segmento acima assinala noção de
Diante do debate sobre o sigilo das fontes jornalísticas, assinale a opção que indica a posição do autor do texto.
“Dizem por ai que todo homem tem seu preço. Há quem vá mais longe afirmando que alguns homens são vendidos a preço de banana. Sempre esperei, na vida, o dia da Grande Corrupção, e confesso, decepcionado, que ele nunca veio." Com relação as palavras em destaque é correto:
No primeiro parágrafo do texto, o articulista afirma que “Eu vim ao Rio para um evento no Museu do Amanhã. Então descobri que não tinha mais passado". O termo destacado conecta as sentenças em uma relação de:
Considere o seguinte texto:

Assinale a alternativa que completa as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto:
Leia o texto abaixo:

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:
1- A altimetria refere-se a formas alternativas de avaliar artigos científicos que são compartilhados em plataformas online, como redes sociais.
2- O texto configura o uso dessas métricas alternativas como uma forma menos qualificada de avaliação científica.
3- A indagação que se dá no texto pretende levar o leitor à reflexão de que, já que os meios de publicação de informações científicas mudaram, o mesmo pode ocorrer com seus métodos avaliativos.
Assinale a alternativa correta.
“Para um paciente com nariz escorrendo, garganta dolorida e tosse, antibióticos não são necessários. A tosse deve passar no intervalo de duas a três semanas". Essas duas frases poderiam ser encadeadas, sem prejuízo de significado, por meio da expressão:
As opções a seguir mostram informações do texto que indicam imprecisão, à exceção de uma. Assinale-a.
“Ainda que todos possam ser melhorados e, embora tenham diferenças de abordagem metodológica, legenda e resolução, os dados gerados pelos três projetos indicam de forma inequívoca: [...]” Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
“Estas só não podem ir de encontro aos fatos.” Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
Sobre os tipos e gêneros textuais, associe a coluna B à coluna A.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Nas afirmativas a seguir marque a opção cujo termo destacado funciona como objeto indireto.
Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA em que o verbo é pronominal.
Assinale a alternativa que completa com correção as lacunas tracejadas das linhas 20 e 23 respectivamente.