Considerando o contexto e a coerência das informações do texto, é correto substituir o vocábulo
Depreende-se do texto que, segundo a crônica, a maioria absoluta dos jornalistas defende o sigilo das fontes de informação, para
“Evidente que fui mais furado do que um ralador de coco. Mas não fiz minha carreira no jornalismo na base de furos, que nunca os dei e nunca os levei a sério, uma vez que a maioria dos furos são, por natureza, furados."
O segmento do texto destacado acima mostra uma série de conectores argumentativos. Assinale a opção que indica o conector cujo valor semântico é inadequado ao contexto.
O texto 1 recebe o nome de Erros do passado; esse título se refere exclusivamente a:
No texto 1, os termos inseridos nos parênteses – na Alemanha imperial de Bismarck e na Itália fascista de Mussolini – têm a finalidade textual de:
Os vocábulos “País" e “incluído" acentuam-se graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.
Com relação à correção gramatical e à coerência com as ideias do texto das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados, julgue o item subsequente.
“há" (linha 9) por existe
Julgue o próximo item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Informamos, ainda, que, findos os trabalhos de fiscalização, deve ser encaminhado relatório conclusivo à Comissão de Orientação e Fiscalização deste Conselho.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A forma verbal "há" (linha 6) está flexionada na terceira pessoa do singular porque concorda com o núcleo do sujeito da oração, o vocábulo "muito".
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“que", em “que reconhece" (linha 3), por onde
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Solicita‐se, na oportunidade, o encaminhamento do Relatório de Fiscalização n.º 00231/CRESS‐PR, que segue anexo a este documento, à Comissão de Orientação e Fiscalização‐COFI para análise e pronunciamento.
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No terceiro parágrafo, que trata dos dados do censo do IBGE sobre o trabalho infantil na faixa etária dos 5 aos 9 anos, a relação estabelecida entre os resultados da pesquisa de 2015 e os que poderão ser mostrados na próxima é de:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Com relação ao gênero, o texto apresenta características que o classificam como
Todas as constatações abaixo podem ser feitas com base no texto, EXCETO:
Em: “Mamãe me punha para fora quando a história era mais pesada.", punha está flexionado no