
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O conector “ou” (linha 13) liga, por coordenação, dois vocábulos sinônimos.
Julgue o próximo item, no que diz respeito à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“Mas como continuamos a precisar do outro para legitimar nossos ideais de eu" (linhas 6 e 7): Entretanto, por que continuamos a necessitar do outro para legitimar nossos ideais de eu

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“chegar" (linha 30) por chegarmos

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“pois" (linha 37) por porquanto

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
O emprego da vírgula após o vocábulo “livre” (linha 1) justifica-se por separar termos de uma enumeração.

Em relação à tipologia do texto e às ideias nele expressas, julgue o item a seguir.
O vocábulo “que" (linha 33) está empregado em referência a “todos" (linha 31), por isso poderia ser substituído por os quais, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item subsequente.
“que" (linha 50, segunda ocorrência) por onde

Julgue o próximo item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“O outro refere-se à necessidade de aperfeiçoamento, ao compromisso de aprender algo que o capacita a ser incluído no grupo daqueles que já sabem." (linhas de 38 a 41): O outro problema diz respeito a necessidade de aperfeiçoamento, ao compromisso de aprender algo que lhe capacita para ser incluído no grupo dos que já sabem.
A palavra que, no texto, pode ser substituída por enraizado/a (s) sem prejuízo para o significado é
A relação coesiva que se estabelece entre as três frases do primeiro trecho em destaque evidencia-se pelo seguinte mecanismo linguístico:
No trecho “Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.”, são mostrados dois predicativos em relação a um mesmo personagem. Essa relação entre termos aponta para a seguinte figura de linguagem:
No segundo parágrafo, com o conteúdo entre parênteses, o narrador apresenta, especificamente, um juízo de valor acerca:
Embora pertençam a frases diferentes no texto, em "Eu era um falso. Um santo falsificado" (3º§), pode-ae concluir, em função do paralelismo sintático, que " um falso" e " Um santo falsificado" exercem a função sintática de :
A palavra anomalia (linha 21) pode ser substituída, sem prejuízo de significado, por
No que diz respeito ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.
Na linha 6, a expressão verbal “serão abordados” está flexionada no plural porque concorda, por proximidade, com “serviços de tratamento da tuberculose”.