A pontuação encontra-se correta apenas em:
Pertencem ao mesmo campo léxico as palavras:
Os trechos desordenados abaixo constituem um texto. Numere-os nos parênteses e assinale a alternativa correspondente:( José Castelo, texto adaptado)
( ) Principalmente porque, com recursos parcos e uma formação basicamente literária, ele anteviu o mundo em que vivemos, no qual as palavras se evaporam e se dispersam em redes virtuais, as ideias circulam em direções caóticas e a noção de sentido, quer dizer, de uma direção e de um futuro, se perde num presente em abismo.
( ) E ao qual, enfim, depois de um século de honestidade e de enclausuramento, o homem se veria dissolvido em uma grande colcha democrática, capaz de abrigar a todos, sem lugares fixos e sem destinos rígidos, um mundo, por fim, em que poderíamos compartilhar uma mesma experiência.
( ) Profeta da morte da imprensa e do fim de um mundo linear e geométrico, ele antecipou, já nos anos 50 e 60, a chegada de um novo mundo unificado, na forma de uma grande teia, e gerido por uma espécie de alma supra- pessoal.
( ) Nascido em 1911, em Edmonton, Canadá,Herbert Marshall McLuhan foi, afora erros e acertos de suas hipóteses, um pensador genial.
( ) Previa McLuhan que, nesse novo mundo unificado da mídia que estava a se afirmar, os homens se veriam imersos em uma grande malha global, um mundo devassado, sobreposto e instantâneo, no qual as ideias se dissolveriam e as diferenças se anulariam.
Julgue os itens a seguir, com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, no qual a autora Matilde Campilho aborda a descoberta, em 1953, da estrutura da molécula do DNA, correalizada pelos cientistas James Watson e Francis Crick.
A substituição da expressão “e olha que eu moro bem no meio das montanhas" (R. 18 e 19) por embora eu more entre montanhas manteria a coerência do trecho no qual se insere, mas alteraria seu nível de formalidade.
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.
Feitos os devidos ajustes de pontuação, a retirada do trecho “Eles, não" (L.13) manteria o sentido geral do texto, porém reduziria a ênfase com a qual o autor se refere à crueldade dos “noivos assassinos" (L. 9 e 10).
A palavra “altas" (linha 7) pertence à mesma classe gramatical que a palavra sublinhada na seguinte alternativa:
De acordo com as regras de pontuação, as vírgulas que isolam a expressão “nos Estados Unidos" (linhas 12 e 13) no Texto são de uso:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Quanto à atividade da pichação, manifesta-se no texto uma
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.
Ao introduzir um livro no qual estudará o efeito das publicações de massa sobre a cultura das classes populares, o autor preocupa-se, inicialmente, com
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.
Na linha 8, o termo “a todos" exerce a função de complemento indireto da forma verbal “absolveria".
Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o item que se segue.
Em “disse-o quem sabia" (R.4) e em “Quem não sabe deve perguntar" (R. 9 e 10), o verbo saber é intransitivo.
Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o item que se segue.
O vocábulo “que" recebe a mesma classificação em ambas as ocorrências no trecho “que daí é que vêm os enganos piores" (R.15).
No que se refere às ideias, aos fatores de textualidade do texto 6A1AAA e à variação linguística, julgue o seguinte item.
Conclui-se do texto que é por falta de dinheiro que “o revisor" não tem ao seu dispor “as tecnologias da informática".
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item a seguir.
Da coesão lexical que se estabelece por meio das relações semânticas dos termos “liça" (R.1), “carro" (R.2) e “percurso" (R.3) resulta a imagem da vida como arena de desafios apresentada no início do texto.