“... comparavam o som de um trovão vulcânico (...)" (linha 1). Caso a pessoa utilizada para tratamento na frase retirada do Texto fosse alterada para a segunda pessoa do singular, mantendo-se o tempo e o modo verbal, sua reescrita correta seria:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
Está clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte - parte do prefácio de um livro de sociologia em que o autor se dedicou ao estudo da cultura popular.
Ao optar precisamente pelo nível de linguagem que adotou em seu livro, o autor manifesta a esperança de que
Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.
As normas de concordância e a adequada correlação entre tempos e modos verbais estão rigorosamente observadas na frase:
Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.
A colocação pronominal observada no trecho “não se tenha insinuado" (R.29) é frequente tanto na língua escrita, sendo utilizada em textos literários, artigos científicos e textos oficiais, quanto na variedade padrão formal falada no Brasil, como a utilizada em telejornais.
Com relação à variação linguística bem como aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o próximo item.
O vocábulo “daí" (R.15) e a expressão “da ignorância" (R.16) exercem a mesma função sintática no período em que ocorrem.
Ainda no que se refere aos aspectos linguísticos do texto 6A1AAA, julgue o item que se segue.
O termo “entre os mais mal pagos do orbe" (R.24) exerce a função de complemento da forma verbal “inclui".
Com relação à variação linguística, aos fatores de textualidade e aos aspectos linguísticos do texto 6A1BBB, julgue o item a seguir.
A regência do verbo preferir observada no quarto período do texto é típica da variedade culta do português europeu, sendo pouco frequente na variedade brasileira do português, principalmente em textos informais.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item a seguir.
Na linha 13, se a forma pronominal “alguma", em vez de anteposta, estivesse posposta a “coisa", a correção gramatical do texto seria mantida.
Com relação às estruturas linguísticas do texto 6A2AAA, julgue o item que se segue.
A inserção de tais coisas após o infinitivo “dizer" (R.15) daria ênfase aos sentidos do texto e melhoraria sua coesão, sem prejuízo da correção gramatical.
Julgue o próximo item, relativos às estruturas linguísticas do texto 6A2BBB.
O emprego das vírgulas que isolam o advérbio “aliás" (R.19) é obrigatório, razão por que suprimi-las comprometeria a correção gramatical do texto.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto 6A3AAA, julgue o próximo item.
O conceito-chave liderança sustenta tanto a progressão temática quanto a coerência expositiva do texto.
Considerando as informações e as ideias do texto 6A3BBB, assim como seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A transformação dos métodos tradicionais de gestão pública origina-se, de acordo com o texto, no esforço de lideranças políticas e de gestores públicos.
Considerando os aspectos linguísticos e os sentidos do texto 6A3BBB, julgue o item que se seguem.
Em “demandava-se" (R.32) e “se veem pressionadas" (R.34), a partícula “se" recebe classificações distintas.
Em relação às estruturas linguísticas e às ideias do texto 6A4AAA e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguintes.
A caracterização do revisor como “a pessoa mais importante na vida de quem escreve" (R. 2 e 3) deve-se ao fato de o destino de um autor ser definido pelo texto final apresentado — tarefa do revisor — e não pela mensagem veiculada — tarefa do autor.