Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 16255 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Texto para o item.

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto e a seus aspectos linguísticos.

A expressão “um novo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)" (linhas 5 e 6) completa o sentido da forma verbal “conclui" (linha 5), empregada como transitiva.

Texto para o item.

Julgue os itens seguintes, relativos ao texto e a seus aspectos linguísticos.

Estaria mantido o sentido do texto caso se substituísse o vocábulo “crucial" (linha 34) por fundamental.

O plural das palavras terminadas em "ão" sofre variações. Normalmente se faz em "ões", como em vulcões, que aparece no texto.

Por vezes, contudo, aceita-se mais de uma forma. É o que ocorre com:

A oração subordinada adjetiva pode ter valor restritivo ou explicativo.

No trecho, a seguir, ela tem valor explicativo.

" .. . a casa de Ticuantepe, que era tão sombreada e fresca"

O mesmo acontece em:

Assinale a alternativa em que se identifica um ditongo decrescente na palavra destacada do texto.

Quanto a aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

O texto abaixo é um fragmento de entrevista feita a Vinicius de Moraes em 1979 e servirá para responder a próxima questão


"A publicação de antologia dos meus poemas pela Aguilar (editora) foi um dos partos mais difíceis e demorados que já houve, tudo por despreocupação minha." O significado para vocábulo antologia, em destaque, está em:

Leia o texto, para responder à questão.

Segundo o texto, uma derivação atual do uso das fake news por detentores de poder consiste em

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do trecho a seguir, de acordo com a norma-padrão de concordância nominal.

Não se pode crer em __________________. A reportagem é falaciosa e nela há __________________ elementos que justifiquem reações da justiça, __________________. Os __________________ informados poderão identificar as inverdades.

No segmento no plano superficial da vontade, não das forças mais profundas da personalidade, no contexto do 2° parágrafo, fica estabelecida uma oposição entre

Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:

Considere as afirmativas abaixo.

I. No segmento ... e os milhares de perigos que os espreitavam em qualquer parte (final do texto), o elemento sublinhado refere-se a “perigos".

II. Em ... aquela dimensão da existência que, embora nunca tenha tido chance de se realizar, foi de alguma forma vivida... (3º parágrafo), as vírgulas isolam um segmento de valor concessivo.

III. Em Os contos, as histórias inventadas, davam mais vida aos nossos ancestrais... (2º parágrafo), as vírgulas isolam o predicativo do sujeito.

Está correto o que consta de

O livre comentário a respeito das ideias do texto está escrito corretamente em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282