Feitas as devidas alterações na pontuação e nas maiúsculas e minúsculas, a correção gramatical e o sentido original do texto 1A10BBB seriam preservados caso o vocábulo “infelizmente" (.9) fosse deslocado para
Avalie as assertivas a seguir, quanto a alterações no texto:
I. Na linha 30, a substituição de em que por no qual não feriria as regras de concordância e de regência.
II. A substituição de consiste (l. 54) por tem a consistência manteria o sentido, entretanto provocaria necessidade de alteração na estrutura do período.
III. A troca de valorizando (l. 61) por dando valor provocaria a necessidade de ajustes na estrutura do período.
Quais estão INCORRETAS?
Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:
A questão 23 refere-se as estrofes seguintes da canção "Tropicana", de Alceu Valença:
Da manga rosa
Quero gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti, juá
Jaboticaba, teu olhar noturno
Beijo travoso de umbu cajá
Pele macia
Ai! carne de caju!
Saliva doce, doce mel
Mel de uruçu
Alceu Valença; Vicente Barreto.
Tropicana. Interpretado por Alceu Valença.
Em: Cavalo de pau, Ariola, 1982.
Qual é a classificação das palavras destacadas nas estrofes quanto à sílaba tônica?
O segundo parágrafo do texto faz uma narrativa de um caso ocorrido em São Paulo durante a greve dos caminhoneiros.
Esse parágrafo tem a função textual de
“A dona, diligente, havia conseguido algumas verduras...".
No contexto, o vocábulo “diligente" indica
“No caixa, outras freguesas perguntaram se ela tinha restaurante."
Nesse trecho, o termo “caixa" passou a ser aparentemente masculino, mas, na verdade, ocorreu aí uma elipse de um termo masculino “o funcionário da caixa."
O substantivo a seguir em que ocorre uma idêntica elipse que causa aparente mudança de gênero é:
“A solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância (...)" (Celso Cunha e Lindley Cintra). Há erro de concordância verbal na seguinte alternativa:
“Autoridades de saúde disseram que esquilos que vivem perto da casa da criança no condado de Elmore..." (linhas 11 a 13). É correto afirmar que as partículas “que" destacadas possuem função morfológica, respectivamente, de:
“... brasileiros são obesos (...)" (linha 1). Tal expressão apresenta, na ordem em que os termos aparecem, respectivamente:
No que diz respeito ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.
Estaria mantida a correção gramatical do texto caso fosse inserida uma vírgula após “TB” (linha 29), dada a extensão do sujeito da oração.
No que diz respeito ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.
À linha 32, o pronome pessoal “eles” está empregado em referência a “cuidados”.