[...] que a perseguiam... O verbo grifado no presente do subjuntivo e na 2ª pessoa do plural assume a forma
Em relação ao trecho “como militares e igreja” (linha 30), assinale a alternativa correta:
"Sabe precisar com facilidade as distâncias entre as cidades da região.". Os verbos variam de significado a depender de sua regência. Nesse sentido, é correto afirmar que o verbo “precisar” utilizado na frase acima está regido de forma:
O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, esteve na Comissão de Infraestrutura (CI), no dia 10 de setembro de 2019, para apresentar ações e resultados da agência aos parlamentares. Na audiência pública, além de mostrar números da atuação da ANTAQ, ele revelou que o governo está preparando um instrumento jurídico, provavelmente uma medida provisória, para implantar o projeto "BR do Mar"
. A intenção, segundo Povia, é, entre outros pontos, viabilizar e aumentar a navegação de cabotagem — a que é feita sem que o navio se afaste da costa —, diminuindo a burocracia e elevando a frota marítima para o transporte de contêineres, baixando custos e desafogando as estradas brasileiras. A ANTAQ e o Ministério da Infraestrutura estão trabalhando juntos nisso, assim como na ampliação do transporte de passageiros via navegação, informou.
(Fonte adaptada: Agência Senado >acesso em 01 de outubro de 2019)
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a ANTAQ, é:
De acordo com as regras de concordância, é correto afirmar que o verbo “obriga” (linha 27) está flexionado na terceira pessoa do singular:
Em “Quando chamaram guerra global ao terrorismo (...)” (linhas 9 e 10), há um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo, o qual é empregado para:
Utilize a imagem abaixo para responder as próximas duas questões

Em “Seus conceitos são estranhos.”, a expressão “conceitos” pode ser interpretada como:
O uso pelo autor da expressão “algo” na frase abaixo tem como objetivo principal: “Apenas seus olhos denunciaram algo próximo da súplica.” (linhas 14 e 15)
As orações reduzidas não se iniciam por relativo nem por conjunção, contudo são repletas de significado em relação à principal. No período abaixo, “espalhadas em várias galerias e galpões” é uma oração reduzida, que possui em relação à oração principal valor:
"Havia cerca de 6.000 pessoas presas no local, espalhadas em várias galerias e galpões.” (linhas 1 e 2)
Qual a regência verbal INCORRETA?
Assinale a opção em que os vocábulos obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:
Assinale a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir:
I- "Está provado, quem ama o feio, bonito lhe parece.”
II- " Era a união do amor e o ódio.”
III- Ele foi discriminado por faltar com a verdade.”
IV- Marta quase morreu de tanto rir no circo