Acerca do emprego dos sinais de pontuação no texto CG1A1-II, julgue os itens a seguir.
I No primeiro período, as aspas são usadas para assinalar que o autor se refere a um conceito particular, pessoal, de universo, sociedade e natureza.
II O acréscimo de uma vírgula logo após “esta” (primeiro período) comprometeria a correção gramatical do texto.
III Estaria mantida a correção gramatical do último período caso fosse inserido um travessão imediatamente depois da forma verbal “foi” e outro imediatamente depois de “ser”.
Assinale a opção correta.
No que se refere à correção gramatical e à preservação da coerência das ideias do texto CG2A1-I, julgue os próximos itens, que consistem em propostas de reescrita do primeiro período do segundo parágrafo do texto.
I Em resumo, se a justiça é um sistema aberto de valores, constantes em mutação, o direito seria um conjunto de princípios e regras voltado a realizá-las.
II Em síntese, a justiça é um sistema aberto de valores, em constante transformação, ao passo que o direito é um conjunto de regras e princípios destinado a realizá-la.
III Por um lado que a justiça seja um sistema aberto de valores, em mudança constante, o direito é um conjunto de princípios e regras, o qual se destina a realizar-lhe.
IV Em princípio, por ser a justiça um sistema aberto de valores constantes de mutação, seria o direito um conjunto de princípios e regras destinadas a realizar a justiça.
V Ao passo que, em suma, o direito é um conjunto de princípios e regras destinado a realizar a justiça, esse seria um sistema aberto de valores em modificação permanente.
Assinale a opção correta.
Cada uma das próximas opções contém uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do último parágrafo do texto CG2A1-I: “A criação de um direito justo, com efetivo poder
transformador da sociedade, entretanto, não é obra apenas do legislador”. Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém a correção gramatical e a coerência das ideias do texto.
Ainda segundo o texto: “O copo de café quente do McDonald's”, pode-se afirmar que a tipologia textual perpassa pela estrutura do texto, sabe-se também que um texto, não precisa estar restrito a apenas uma tipologia textual, por exemplo, a tipologia descritiva está sempre associada a uma outra tipologia. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O texto é PREDOMINANTEMENTE expositivo, enquadra-se na categoria de notícias, artigos, reportagens, etc.
( ) O texto é PREDOMINANTEMENTE narrativo, adapta-se na categoria de romances, contos, fábulas, etc.
( ) O texto é PREDOMINANTEMENTE descritivo, adequa-se na categoria de diários, folhetos, anúncios, etc.
( ) O texto é PREDOMINANTEMENTE argumentativo, corresponde à categoria de manifestos, sermões , teses, etc.
( ) O texto é PREDOMINANTEMENTE injuntivo, condiz com a categoria de manuais de instruções, guias rodoviários, bulas de remédio, etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
“Uma noite, trabalhava eu no silêncio do meu gabinete, quando fui procurado por uma velhinha, toda engelhada e trêmula, que me disse em voz misteriosa ter uma carta para mim.
— De quem? perguntei. — De um moço que está na casa de Detenção. — De um preso?! Como se chama ele? — V. S. vai ficar sabendo pelo que vem nesse papel. Tenha a bondade de ler.”
Esse é o início de um romance de Aluísio Azevedo; sobre o narrador desse pequeno texto pode-se afirmar que:
Todas as frases abaixo mostram possíveis atos de cortesia entre interlocutores; a frase em que esse ato tem conotação negativa é:
Num texto há termos que se referem a outros termos do mesmo texto, mas há outros que ganham significado em função da situação comunicativa. A frase abaixo em que o termo destacado está neste último caso é:
Quando expressamos um julgamento sobre algo, podemos fazê-lo de forma absoluta, ou não; entre as opções abaixo, aquela que expressa um julgamento de caráter absoluto é:
Observe a seguinte estrutura argumentativa:
Todos os mercados guardam alimentos na geladeira
Minha casa guarda alimentos na geladeira
Minha casa é um mercado
Constatamos facilmente que há um erro de raciocínio, causado pelo seguinte fato:
O pai da Medicina, Hipócrates, disse: “Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe está a ignorância”.
A afirmação correta sobre a estruturação e a interpretação desse pensamento é:
“A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea: a ideia temerária de converter em bem supremo nossa natural propensão a nos divertirmos”. Sobre a estruturação e a compreensão da frase acima, a afirmação verdadeira é:
A frase abaixo que contém o maior número de vocábulos do campo semântico da Economia é:
Observe o texto narrativo da questão anterior: “O homem seguia capengando, no meio da noite, com uma lanterna na mão esquerda. Eu o seguia a certa distância e o vi aproximar-se de algumas latas de lixo, que ele vasculhava com um cabo de vassoura. Depois de ter visitado algumas latas, constatando que eu não deixava de segui-lo, virou-se, levantou a lanterna, iluminando o meu rosto, e reclamou: - Você quer me fazer concorrência?”
Sabemos que um texto narrativo apresenta ações em uma sequência cronológica; as formas verbais desse segmento que marcam uma sequência desse tipo, são:
Observe o seguinte texto descritivo:
“Eu cursava a terceira série primária num colégio pobre do subúrbio onde morava. Um dia, levado por intensa curiosidade, entrei no laboratório de Química, onde muitas vezes via entrarem alunos mais velhos. Sobre as bancadas, muitos tubos de vidro, alguns pequenos objetos em forma de jarro, uma pequena chama abaixo de uma dessas jarras, onde fervia um líquido colorido”.
A função dessa descrição pode ser vista como: