Assinale a opção que apresenta a reescritura de um verso do texto V que provocaria alteração de sentido.
Em relação a aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
As opções que se seguem apresentam alguns trechos do texto reescritos. Assinale a opção em que a estrutura reconstruída está gramaticalmente correta.
“Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico [...], pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo." – 4º parágrafo. Ao reescrever esse trecho, com alterações sintáticas e semânticas, forma-se a seguinte frase correta e coerente:
Biomassa
1 Biomassa é toda matéria orgânica animal ou vegetal,
como resíduos agrícolas e florestais, que pode ser utilizada na
produção de energia para aquecer, gerar eletricidade ou
4 combustível para transporte — o chamado biocombustível. No
Brasil, os principais exemplos de biocombustíveis são o etanol,
produzido a partir da cana-de-açúcar, e o biodísel, produzido
7 a partir de soja, mamona e sebo bovino. Também o biogás,
oriundo de aterros sanitários, é um tipo de energia derivada
da biomassa. No processamento da cana-de-açúcar, há alta
10 demanda de energia térmica, mecânica e elétrica. Após a
extração do caldo, é possível queimar o bagaço obtido em
caldeiras, produzindo-se vapor, que pode ser reutilizado em
13 diferentes processos.
Greenpeace. [R]evolução energética. 2010 (com adaptações).
Em relação à tipologia, às ideias e a aspectos linguísticos do texto
acima, assinale a opção correta.
Assinale a opção que apresenta a reescritura de um verso do texto V que provocaria alteração de sentido.
Norma jurídica x realidade política
No avanço do processo de democratização do Estado brasileiro, com o consequente aumento da transparência dos atos públicos, a imprensa vem derramando nos ouvidos da sociedade uma verdadeira enxurrada de denúncias (fundadas ou não) de conduta ilícita ou reprovável por parte de agentes públicos. Isso tem resultado no profundo descrédito da classe política, que regularmente se mantém flagrante, até que uma notícia de grande repercussão desvie as atenções do povo das acusações e ações contra Senadores, Deputados, Ministros, lobistas de todo tipo. (Mas esse fenômeno ocorre só por pouco tempo: passada a perplexidade com a notícia calamitosa, volta-se logo ao lugar-comum da corrupção, do favoritismo, do enriquecimento ilícito por desvio de recursos públicos.) Tornou-se comum ouvir em entrevistas com populares expressões de descrença na classe política, ao lado de reclamações por "uma lei que proíba isso". Sabe-se que isso não é solução. [...] Os recursos de integração hermenêutica, disponíveis ao aplicador contemporâneo, são suficientes para exigir, dos agentes públicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles. Além disso, verifica-se no Brasil um conjunto de fatores comuns a países de democratização tardia, que saíram de regimes autocráticos. Inclui-se entre esses fatores a falta de maturidade democrática de boa parcela da população, que simplesmente outorga ao agente público seu voto, sem exigir dele prestação de contas de seu mandato, ou mesmo qualquer ação política efetiva. Os motivos para tal inércia têm sede na própria história e tradição brasileira, como se houvesse uma aceitação na não participação ativa nas decisões de governo, no referendo tácito a oligarquias locais, numa forma de clientelismo patológico, de troca de votos por cestas de alimentos. Tais fenômenos guardam mais relação com o desconhecimento da lei e dos meios de controle político, à disposição de qualquer cidadão, do que com uma tradição consciente de passividade.
(Maluf, Emir Couto Manjud. O desafio da justiça eleitoral face à crise de moralidade política. Revista de monografias: concurso de monografias do TRE/MG. nº 1 (2010). Belo Horizonte: TRE/MG, 2010.)
“Os recursos de integração hermenêutica, disponíveis ao aplicador contemporâneo, são suficientes para exigir, dos agentes públicos, a conduta politicamente virtuosa e constitucionalmente positivada que se espera deles.”
Considerando o período anterior, assinale a alternativa correta.
Leia o texto abaixo e responda à questão proposta.
Apalavra destacada no trecho “[...] e a lembrança dos sofrimentos passados ESMORECERA.” (§ 1) pode ser substituída, sem prejuízo do sentido usado no texto, por:
Leia o seguinte texto para responder às questões 7 e 8.
Provoca-se erro gramatical e/ou incoerência textual ao fazer a seguinte alteração nos verbos do fragmento acima.
Assinale a asserção incorreta acerca dos sentidos e da morfossintaxe do texto.
A importância de Rodolfo Coelho Cavalcante para o movimento cordelista pode ser comparada à de outros dois grandes nomes...
Sem qualquer outra alteração da frase acima e sem prejuízo da correção, o elemento grifado pode ser substituído por:
Assinale a alternativa que apresenta a melhor redação.
Assinale a substituição proposta para os diálogos abaixo que desrespeita a correta morfossintaxe do padrão formal escrito da língua portuguesa.
... o incontestável Grande Detetive, cuja brilhante inteligência dedutiva é capaz de superar qualquer adversário ...
Mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, o trecho acima está corretamente reescrito em:
Com relação ao uso das estruturas linguísticas ou da grafia das palavras, assinale o trecho em que o texto adaptado de Júlio Miragaya, Desindustrialização e baixo crescimento econômico (Correio Braziliense, 23 de abril de 2012), foi transcrito corretamente.