Leia o poema abaixo, de Cecília Meireles.

Analise as seguintes afirmativas:
I- Nos versos 5 e 6 encontra-se a figura de palavra denominada “sinestesia".
II- No verso 7 há a figura de pensamento denominada “gradação".
III- No verso 9 há a figura de som denominada “aliteração".
IV- No verso 10 encontra-se a figura de pensamento denominada “personificação".
V- No verso 15 encontra-se a figura de construção denominada “polissíndeto".
Considerando-se a relação existente entre verso e figura de linguagem, é CORRETO o que se afirma em:
"Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.". Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem?
Releia os trechos a seguir e identifique qual contém uma metáfora.
Texto para responder à questão.
Em: “O estudo, conduzido por um professor da Universidade de Toronto, concluiu que ter uma memória perfeita”, identifica-se uma figura de linguagem:
Se ao invés da frase “Shakespeare disse que a vida é feita de som e fúria", o autor do texto tivesse optado por “O escritor de Romeu e Julieta disse que a vida é feita de som e fúria", a figura de linguagem utilizada estaria sendo a:
Analise a alternativa CORRETA quanto ao uso da figura de linguagem empregada no verso destacado de Drummond.
I) Em vão me tento explicar, os muros são surdos.
II) O tempo pobre, o poeta pobre.
III) O sol consola os doentes e não os renova.
IV) Vomitar este tédio sobre a cidade.
Analise a alternativa CORRETA quanto ao uso da figura de linguagem empregada no verso destacado de Drummond.
I) Em vão me tento explicar, os muros são surdos.
II) O tempo pobre, o poeta pobre.
III) O sol consola os doentes e não os renova.
IV) Vomitar este tédio sobre a cidade.
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao tipo de figura de linguagem empregada no verso extraído do poema de Ana Cristina Cesar, a saber: “(...) abraçar com as retinas cada pedacinho de matéria viva."
Assinale a alternativa correta quanto ao uso da palavra sequestradores no trecho “ Depois da cirurgia, cerca de um em dez pacientes sofre diarreia ocasional enquanto o sistema digestivo se adapta à liberação contínua da bile. Isso pode durar de semanas a anos, mas medicamentos chamados sequestradores de ácidos biliares ajudam a controlar o problema.”:
A questão refere-se ao Texto II.
Assinale a alternativa em cujo trecho apresentado NÃO seja utilizada uma metáfora.
Observe: “Fui me confessar ao mar. O que ele disse? Nada." - Lygia Fagundes Telles - A figura ou vício de linguagem observada na construção acima pode ser classificado como:
Em relação ao texto acima, assinale a alternativa correta.
Na língua portuguesa o autor de um texto pode utilizar diferentes estratégias para conseguir um determinado efeito na interpretação. Essas estratégias tornam a mensagem mais expressiva e significativa. Qual foi o recurso linguístico empregado pelo cartunista para tornar a mensagem mais expressiva?
A pontuação é um mecanismo de organização das sentenças e, com efeito, dos textos bastante importante, porque pode transformar completamente os seus efeitos finais de sentido. Neste sentido, observe, cuidadosamente, cada uma das sentenças abaixo, que apresentam diferentes usos dos sinais de pontuação e, em seguida, responda o que se pede. I- Aceito, obrigado. II- Aceito obrigado. III- Esse, juiz, é corrupto. IV- Esse juiz é corrupto. V- Não, espere. VI- Não espere. Assinale a alternativa CORRETA acerca do que se deduz das afirmações acima.
O autor do Texto I utiliza variados recursos linguísticos, dentre eles, figuras de linguagem. Releia a frase, observando o trecho em destaque:
Assinale a alternativa em que se repete a figura de linguagem que consta do trecho destacado.