Leia o texto I para responder à questão.
Releia:
“ Na impossibilidade ou no medo de se apaixonar, posto que paixão é abismo, alimentam-se da paixão alheia, ou melhor, incentivam a paixão em torno para preencher algo em si."
Na oração acima, o conectivo destacado pode ser substituído, sem comprometimento, por todos abaixo, exceto:
Leia o texto IV para responder à questão.
O conectivo “mas”, no segundo quadrinho do texto IV, pode ser substituído, sem que haja prejuízo para o sentido do texto, por todos abaixo, exceto:
Considerando os objetivos, a linguagem e o conteúdo do texto I, é correto afirmar que
Na frase “Marx, portanto, errou completamente.", o conectivo destacado estabelece relação de
Considerando aspectos linguísticos do texto, julgue o item a seguir:
A oração “já que permitiriam a modificação de material genético humano antes do nascimento" (linhas 13 e 14) expressa, em relação à oração anterior, circunstância de consequência
A palavra destacada no trecho: "MAS, por causa da greve dos caminhoneiros, que provocou O desabastecimento do mercadão, Rosana estava ha seis dias sem coletar restos de frutas, verduras ou legumes." estabelece com o período anterior uma relação de:
Uma das conjunções abaixo expressa a mesma ide ia da destacada em: "preciso complementar a renda, POR ISSO não deixo de vir - disse Rosimere.". Aponte-a.
Na oração “pois as indústrias e fábricas buscam extrair o máximo de recursos do planeta” (linhas 14 e 15), a conjunção “pois” pode ser substituída, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido do período, por
A conjunção presente na frase “A sociedade é desigual porque a partilha do poder econômico gera diferenças históricas definidas pela divisão social do trabalho e da propriedade" estabelece entre as orações que liga uma relação semântica de:
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Releia o trecho a seguir.
“Não se trata simplesmente de subverter o poder, mas de pensar de outra maneira [...]"
A palavra destacada confere ao trecho uma ideia de:
"Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição."
“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada."
"A reunião foi suspensa quando ele chegou."
"Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou."
O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a :
Analise a oração a seguir: “Depois que comecei a acessar o Facebook diariamente, não consigo mais trabalhar com perfeição”. As expressões “diariamente” e “com perfeição” são, respectivamente, circunstâncias de:
Texto para responder à questão.
No trecho: "SE VOCÊ FOR ANALISAR, faz sentido.", a oração destacada classifica-se como subordinada adverbial:
Considerando os objetivos, a linguagem e o conteúdo do texto I, é correto afirmar que
Releia:
“Na impossibilidade ou no medo de se apaixonar, posto que paixão é abismo, alimentam-se da paixão alheia, ou melhor, incentivam a paixão em torno para preencher algo em si."
Na oração acima, o conectivo destacado pode ser substituído, sem comprometimento, por todos abaixo, exceto:
Leia o texto III para responder à questão.
O conectivo “mas”, no segundo quadrinho do texto III, pode ser substituído, sem que haja prejuízo para o sentido do texto, por todos abaixo, exceto:
Texto 04
Talvez sendo rigorosa, creio que nas escolhas importantes revelamos o que pensamos merecer. Casamento, trabalho, prazer, estilo de vida, nos cuidados ou nos descuidos - não importa. Mas a família, esse chão sobre o qual caminhamos por toda a vida, seja ele esburacado ou plano, ensolarado ou sombrio, não é uma escolha nossa. Porque lhe atribuo uma importância tão grande, para o bem e para o mal, ela tem sido tema recorrente de meu trabalho, em livros, artigos e palestras.
Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados ou salvos. Ela nos lega as memórias ternas, o necessário otimismo, a segurança - ou a baixa autoestima e os processos destrutivos. Esse pequeno território é nosso campo de treinamento como seres humanos. Misto de amor e conflito, ela é que nos dá os verdadeiros amigos e os melhores amores.
Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada, geradora de culpas e raiva; do pai provedor, destinado a trabalhar pelo sustento da família, sem espaço para ter, ele próprio, carinho e escuta; e dos filhos sempre talentosos e amorosos com seus pais. A boa família, na verdade, é aquela que, até quando não nos compreende, quando desaprova alguma escolha nossa, mesmo ASSIM nos faz sentir aceitos e respeitados. É onde sempre somos queridos e onde sempre temos lugar.
LUFT, Lya. Família: como fazer. Veja, São Paulo, n.44,
p.25, 3 nov. 2004. Artigo de Opinião.
No fragmento "Pela família, com a qual eventualmente nem gostaríamos de conviver, somos parcialmente moldados, condenados OU salvos", o conector OU apresenta o mesmo valor semântico que os conectores destacados nos fragmentos abaixo, EXCETO em: