Em uma placa fixada em muro está escrito: FAMÍLIA MUDA VENDE TUDO. Qual palavra produz dupla interpretação da mensagem?
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
Segundo o texto, pode-se afirmar que:
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
Quem faria o trabalho é:
Instruções: Texto para as questões de números 29 a 31.
Existe uma história, talvez apócrifa, do ilustre biólogo britânico J. B. S. Haldane, quando se encontrava na companhia de um grupo de teólogos. Ao ser perguntado o que se poderia concluir da natureza do Criador pelo estudo de sua criação, Haldane teria respondido: "Uma predileção desmesurada por besouros."
(G. Evelyn Hutchinson, citado por Stephen Jay Gould, Dinossauro no palheiro, S.Paulo, Cia. das Letras, 1997, p.453) Atenção: Para responder à questão de número 29, considere também o texto anterior.
Da leitura conjunta dos textos é possível fazer a seguinte inferência:
Num país sem tradições, é compreensível que se tenha desenvolvido a ânsia de ter raízes, de aprofundar no passado a própria realidade, a fim de demonstrar a mesma dignidade histórica dos velhos países. Nesse afã, os românticos compuseram uma literatura para o passado brasileiro, estabelecendo troncos a que se pudesse filiar (...) (Antonio Candido) No trecho crítico acima, há elementos que ajudam a compreender
Todos os fragmentos abaixo foram extraídos do texto e alterados em sua pontuação. Leia-os e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta o(s) fragmento(s) que se mantém(êm) correto(s) após essa alteração.
I. Não é uma projeção de nossas expectativas ou aquilo que reconfigura o presente (4.ºparágrafo)
II. Afinal, não somos mais como T. S. Eliot que acreditava no efeito do passado (3.ºparágrafo)
III. Ficou reduzido, simplesmente, à condição de materiais disponíveis a um conjunto de técnicas (4.ºparágrafo)
Está(ão) correto(s)
Assinale a opção em que ao menos uma das duas formas apresentadas para preencher as lacunas do texto provoca erro gramatical ou incoerência textual.
É mais do que evidente que a persistente supervalorização do real colocou setores importantes da indústria brasileira fora do negócio: primeiro ___(A)___ as importações (chinesas substancialmente, mas com fronteiras abertas aos demais concorrentes), ____(B)____ da produção nacional voltada para o mercado interno; em segundo lugar, ____(C)____ as exportações brasileiras porque bloqueou a capacidade de competição de nossa indústria no exterior, em mercados ____(D)____ tínhamos forte presença. Os regimes democráticos têm uma característica: ____(E)____ pode mobiliza legalmente suas forças na defesa de seus interesses. Não devemos ter ilusões.
(Adaptado de Antonio Delfim Netto, Emergência e Reformas. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p. 37)
Leia o texto abaixo para responder às questões 9 e 10.
Desconsiderando os necessários ajustes nas letras iniciais maiúsculas e minúsculas, provoca-se erro gramatical e/ou incoerência textual ao
Leia o fragmento de entrevista abaixo para responder às
questões 4 e 5.
Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.
Assinale o trecho em que a transcrição do texto adaptado do jornal Correio Braziliense, de 7 de agosto de 2012, desrespeita as regras gramaticais no uso das estruturas linguísticas.
Assinale a opção que constitui continuação gramaticalmente correta, coesa e coerente para o texto a seguir.
Apesar do nível de emprego ainda elevado, a situação da indústria brasileira piorou consideravelmente desde o ano passado e hoje destoa muito menos do padrão internacional. As medidas tomadas pelo governo para isolar o País da crise externa, ou para reduzir, pelo menos, o risco de contágio, foram insuficientes, até agora, para impulsionar a indústria de transformação. A manutenção do emprego, a elevação do salário real, a rápida expansão do crédito e a redução de impostos para alguns setores estimularam o consumo, mas a produção manufatureira foi incapaz de acompanhar a demanda interna.
(Editorial, O Estado de S. Paulo, 2/8/2012)
Assinale a proposição correta a respeito de elementos linguísticos do texto e de sentidos nele depreensíveis.
Assinale a proposição incorreta a respeito das estruturas linguísticas e dos sentidos do texto.
Assinale a opção que completa a lacuna sem provocar incoerência de ideias ou ruptura na direção argumentativa do texto.