“Pena que tenha sido um mal-entendido”; a observação do cronista no texto 1 se justifica porque:
Assinale o tipo de conhecimento a que está condicionada a compreensão do sentido articulado no trecho “Dois casos de suicídio que chocaram o Brasil ”.
A partir da leitura da tirinha, compreende-se a respeito do pai de Liberdade, EXCETO:
Assinale a opção CORRETA quanto à correspondência dos trechos do texto e os comentários que os seguem, indicando V para VERDADEIRO e F para FALSO.
( ) "Quer alguma coisa? Pede com jeitinho.". Ironiza o fato de os trabalhadores nada pedirem a patrões durante uma greve, já que os trabalhadores reivindicam direitos, ou seja, o que não lhes é devido.
( ) "E para de falar mal da pessoa pra quem você tá pedindo. É indelicado". A pessoa a quem se estaria supostamente pedindo é o sindicato, a quem, ironicamente, Gregório sugere que se elogie.
( ) "Greve, como todos sabem, é algo que se faz no feriado, pra não atrapalhar ninguém". A frase é irônica, expressando exatamente o contrário, ou seja, que a greve é a paralisação do trabalho, como forma de obter atenção a direitos do trabalhador, e, assim sendo, é impróprio chamar greve a uma manifestação feita em feriado.

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
Embora seja um objeto importante nos dois romances mencionados — O Mulato e Memórias Póstumas de Brás Cubas —, o “sinete" (l.82) mostra-se fundamental no romance de Aluísio Azevedo, de feição naturalista.

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
A autora argumenta, no texto, que o romance de Machado de Assis é representante de uma tendência analítica em literatura, ao passo que O Mulato demonstra tendência descritiva, tendo alcançado, na época de sua publicação, maior popularidade que Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.
Conclui-se do texto que Sousa Caldas, ao escrever a Carta Marítima, prenunciou o Romantismo brasileiro, tendo criticado a “exaustão literária" (l. 37 e 38) da poesia de Gonçalves de Magalhães, que, no ano anterior, havia publicado um volume pífio intitulado Poesias.

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
Sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, o trecho “No rasto de Magalhães, (...) sua brincadeira profilática" (l. 63 a 66) poderia ser reescrito da seguinte forma: Os primeiros românticos também ignoraram a Carta de Sousa Caldas; assim como Magalhães, não perceberam a força subjacente em sua brincadeira preventiva, e talvez eles mesmos a tenham lido às avessas.
No trecho – Muitas crianças sofrem com o excesso de atividades porque os pais acreditam que isso vai deixá-las mais preparadas para o futuro, e pensam que é necessário despertar a competitividade… – a palavra destacada refere-se a

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
De acordo com o texto, antes de 2003, não havia preocupação governamental com a preservação da saúde bucal da população brasileira e os serviços públicos de atendimento odontológico se restringiam à extração dentária.
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
Segundo o texto, o número de pessoas que “sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês no ano” é superior à metade da população mundial.