
Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.
O texto configura-se como dissertativo, sendo seu principal objetivo informar o público acerca de uma política pública de atenção à saúde bucal promovida pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o texto, antes de 2003, não havia preocupação governamental com a preservação da saúde bucal da população brasileira e os serviços públicos de atendimento odontológico se restringiam à extração dentária.
Depreende-se da leitura do texto que o Estado brasileiro, em comparação com os demais, enfrenta, com maior dificuldade, os desafios do desenvolvimento gerados pelo crescimento econômico.
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
Segundo o texto, o número de pessoas que “sofrem com a escassez de água por pelo menos um mês no ano” é superior à metade da população mundial.
Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A repetição de que o homem morreu de fome expressa a indignação do cronista com o fato.
II. De acordo com o cronista, a fatalidade aconteceu apesar das atitudes corretas dos comerciantes e dos que passaram ao lado do homem.
Estão corretas as afirmativas:
Com base na leitura, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O cronista considera que o homem era um vagabundo, um mendigo, um bicho e, por isso, seu destino era previsível.
II. Ao atribuir o adjetivo “pleno" a “centro" e “rua", o cronista destaca o descaso das pessoas.
Estão corretas as afirmativas:
Leia a tirinha abaixo e marque V para VERDADEIRO e F para FALSO nas assertivas a seguir. Depois, assinale a alternativa cuja sequência esteja de acordo com sua classificação.
( ) O personagem Chico Bento (à direita nos quadrinhos) compreendeu adequadamente o que foi informado pelo personagem da esquerda.
( ) “Cabeça de gado" se refere ao animal inteiro por meio da produção de sentido que toma a parte pelo todo.
( ) O equívoco de Chico Bento parte do momento em que não compreendeu que o outro personagem se referia aos animais inteiros, não apenas às cabeças.
( ) “Cabeça de gado" apresenta um problema de redundância, assim como “surpresa inesperada"
( ) Há ironia na expressão “cabeça de gado", assim como em “cabeça de vento".

Com base nas ideias expressas no texto I, julgue o item a seguir
É possível concluir do texto que, tal como aconteceu em 1822 no plano político, a “independência literária" (l.41) de 1881 caracterizou-se como um movimento de “liberdade de concepção e expressão" (l. 44 e 45), uma vez que tanto O Mulato quanto Memórias Póstumas de Brás Cubas expressaram o afastamento de seus autores da submissão intelectual a escritores estrangeiros, como Zola e Eça de Queirós.

Com relação às ideias desenvolvidas no texto II, julgue o item subsequente.
No texto, o narrador emprega a expressão “grandes hiatos"(l.7) para se referir a locais despovoados da cidade, que ele ia conhecendo de bonde.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.
Da leitura do período “Como revolucionário, (...) dos Varredores de Rua" (l. 16 a 20), é correto inferir que, além de “formidáveis folhetos de capa vermelha", o senhor Teixeira Mendes lia “prédicas e brochuras".

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
A expressão “a este respeito" (l.35) retoma a ideia defendida no parágrafo anterior: Sousa Caldas contribuiu a seu modo para as mudanças na poesia do Romantismo, embora não tenha proposto caminhos novos.
Conforme o texto, é correto afirmar que o excesso de atividades impostas às crianças
A respeito da referência à fala de Bernardo Soares, no 2º§, pode-se afirmar que