Embora a medicina tenha avançado o suficiente para tratar de dores de cabeça comuns, lesões musculares e procedimentos desagradáveis como obturação dentária, a dor inflamatória, da osteoartrite, de câncer ósseo e de lesões nas costas, provou ser um alvo muito mais elusivo.
Esse segmento do texto 1 traz um problema de estruturação que dificulta a compreensão. Esse problema é:
Sempre que passamos diretamente de uma premissa a uma conclusão, consideramos verdadeira uma ideia intermediária. Nos conjuntos abaixo, aquele que mostra uma conclusão antes da premissa é:
Observe o seguinte texto:
Mais uma vez morre uma criança vítima de bala perdida no centro do Rio de Janeiro. Na verdade, trata-se de uma demonstração clara da ineficiência policial. Quantos mais terão que morrer para que as autoridades reconheçam que a estratégia de segurança está errada?
Nesse texto, o argumentador apresenta:
No texto 2, o motivo de desacordo entre os jovens entrevistados é:
Considere as afirmações abaixo.
I. A chave conceitual que opõe “república" e “monarquia" como formas de governo não contempla todos os significados possíveis da ideia de república.
II. Regimes políticos autoritários, ao autodenominarem-se “república", buscam mascarar sua natureza autocrática.
III. A expressão “Periferias coloniais" designa estritamente os territórios americanos subordinados à hegemonia europeia − entre eles, os da América do Sul.
É correto considerar como inferência permitida pelo texto o que se lê em
Uma manchete do jornal Metro, 11/04/2017, dizia o seguinte:
“Se reforma for adiada, direitos serão perdidos".
A relação lógica entre as duas orações da manchete é:
Analise as assertivas abaixo.
De acordo com o texto, é possível afirmar que entre os economistas há:
I) a integração entre a cultura humanista e a cultura científica;
II) o uso de vocabulário diferente.
III) a utilização dos mesmos dados estatísticos.
IV) a utilização de iguais números.
V) a previsão de coisas semelhantes, apesar de dados e estatísticas distintos.
Está(ão) correta(s) apenas:
Considere o texto a seguir:
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
O parágrafo abaixo dá início a um texto publicado na revista Galileu, edição de julho de 2017.
Especialistas sugerem que existe um horário ideal para se consumir café. Como explica o estudo, publicado no periódico Frontiers in Psychology, a cafeína pode ajudar a tornar sua memória mais eficiente, mas apenas se consumida nos horários certos. Numere os segmentos a seguir, determinando a sequência lógica desse texto.
( ) Esse cientista explicou como pessoas mais velhas eram afetadas positivamente pelo consumo da substância nos períodos da tarde, momento em que eles se sentiam mais cansados. Sherman se propôs então a verificar qual era o padrão em uma amostragem mais nova, já que, quando jovens, o ponto de menor disposição física das pessoas é pela manhã.
( ) O grupo da tarde, no entanto, não relatou grandes diferenças.
( ) A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda da Universidade de Boston, Stephanie Sherman, tinha como objetivo investigar as consequências que o café poderia ter em nossa memória. A especialista ficou intrigada com o assunto após observar os resultados obtidos por um outro pesquisador, Lee Ryan.
( ) Ela pediu para que um grupo de voluntários entre 18 a 21 anos comparecessem ao laboratório às sete da manhã e outro às duas da tarde, para um teste de memória. Antes de cada sessão, ela perguntava aos participantes o quão acordados eles se sentiam. Depois, eles recebiam um copo de café: metade recebia a substância pura e a outra recebia a versão descafeinada.
( ) Nenhum deles, porém, sabia dessa separação. Os resultados mostraram que o grupo da manhã que recebeu o café puro se beneficiou da ingestão de cafeína: não só relataram se sentirem mais despertos, como também apresentaram melhoras na memória.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo