A afirmação compatível com o que se expressa no último parágrafo é:
Leia a tirinha para responder à questão abaixo.

Na tirinha, as palavras – papai, paizão e padrasto – empregadas em sentido figurado, pertencem à mesma classe de palavras.
Assinale a alternativa em que há três palavras de sentido figurado, pertencentes à mesma classe de palavras.
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa sobre a expressão A LENTA E AS LENTES, em destaque no texto.
( ) O emprego de A e AS auxilia a coesão textual, pois, com o uso do artigo definido, é feita a retomada de referentes apresentados anteriormente, na imagem fotográfica.
( ) O segmento A LENTA contribui para a coesão textual, pois o réptil fotografado é referido verbalmente pela característica que, culturalmente, é associada a ele, a lentidão.
( ) O segmento AS LENTES estabelece coesão textual com o segmento , pois Balneário Camboriú remete, figuradamente, à ideia de orla marítima.
A sequência correta é
Leia e analise as proposições sobre as ideias do texto.
( ) O tema do editorial é a discussão sobre os debates controversos nas redes sociais e a relação entre jornalismo amador e profissional.
( ) O subtítulo antecipa a visão do editorial sobre o assunto discutido no texto porque destaca o caráter profissional e comunicativo das redes sociais e, ao mesmo tempo, questiona o caráter isento das discussões que lá circulam.
( ) O editorial pretende convencer os leitores de que as informações veiculadas pelo jornalismo amador são questionáveis e que o verdadeiro jornalismo é o profissional.
( ) O editorial afirma que apenas o jornalismo amador comete falhas.
A sequência CORRETA é
Julgue cada uma das afirmações abaixo acerca dos textos da página anterior e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Expressões como quebra da conduta ética, corrupção, desvios de verbas, furtos e demais crimes estão sugeridas e denunciadas nos três textos da página anterior, mais precisamente circunscritas no universo da política e em um período que se inicia precisamente no século passado (XX).
II- O discurso do pai, dirigido ao seu filho, presente na imagem do texto III, quando associado às pistas não-verbais presentes na própria imagem, denuncia as consequências cruéis do processo de corrupção que atinge, sobremaneira, pelas pistas sugeridas, os mais pobres.
III- Pelas pistas sugeridas no texto II a corrupção, roubos e outras mazelas que acometem o Brasil – quer seja enquanto Colônia, ou República - sobretudo na esfera da representação política, têm raízes longínquas, há mais de 300 anos.
IV- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade, que deveriam estar na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos, foram sepultados em nome dos seus interesses.
V- A unidade de sentido dos elementos presentes na imagem do texto I (o Congresso Nacional, a lápide da ética, a pá) reforçam o simbolismo de uma relação na qual o senso ético, a honestidade e os valores morais de retidão e verdade estão sempre na base do comportamento e atitudes de nossos representantes políticos.
VI- As pistas sugeridas no texto II reforçam a tese da indistinção entre as categorias de ladrão.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Acerca das informações colhidas na imagem do texto I, e levando-se em conta as questões relacionadas aos recentes escândalos políticos que envolvem muitos de nossos representantes no Congresso Nacional, pode-se afirmar:
I- O Brasil atravessa uma crise de valores éticos marcada pelo descrédito, por parte da população, e corrosão moral da classe política.
II- O simbolismo do enterro da ética presente na imagem em nada compromete a reputação de nossos representantes políticos do Legislativo e do Executivo já que, na verdade, somos nós, os eleitores, os únicos responsáveis por este quadro corruptivo.
III- Deduz-se da imagem do texto I que o conjunto, formado pela presença da ética - enquanto conjunto de regras de conduta, que rege comportamentos e atitudes morais as mais diversas em todas as áreas da sociedade, neste caso na política, sendo tais comportamentos valorados a partir de parâmetros que envolvem verdade, honestidade, lisura, justiça, retidão, etc. – quando atrelado à representação do desenho do Congresso Nacional, na política, são importantes instâncias de representação da nossa democracia.
É VERDADE o que se afirma em
Leia com cuidado a charge abaixo e em seguida responda ao que se pede:]
É CORRETO se afirmar com base no texto acima:
Avalie as assertivas abaixo, referentes ao enunciado “Use nossas impressoras e descubra por que temos inimigos", na publicidade acima, e, em seguida, responda ao que se pede.
I- Há equívoco na grafia da palavra “por que", já que esta deveria ser escrita, de acordo com a norma culta, e nesta situação comunicativa, da seguinte forma: “porque".
II- A estratégia criativa, proposta na publicidade, de afirmar que “temos inimigos" pode se referir à tese de que a qualidade do produto, sendo incomparável, poderia gerar inveja, perseguição, e, com efeito, inimizade do produto concorrente.
III- Os verbos “use" e “descubra", nestas circunstâncias frasais, estão em plena harmonia, em termos de uso das pessoas gramaticais, já que ambos estão conjugados na terceira pessoa do singular do imperativo afirmativo.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
De acordo com as ideias da autora, presentes no Texto 1, o mercado de trabalho é muito exigente e o jovem deve estar atento às oportunidades. Nesse sentido, ela argumenta que
O fragmento acima (Texto 11) foi retirado do capítulo 1 de “São Bernardo”, romance de Graciliano Ramos. De acordo com o fragmento, podemos concluir que
Leia o texto abaixo com atenção para o tipo de violência nele retratado.

De acordo com o texto, a violência praticada nesses ataques é popularmente classificada como:
Sobre o texto é correto afirmar que o amante serial do texto:
I. possui uma personalidade para o contato, parece uma pessoa normal, atraente, mas de muito mau gosto.
II. apresenta comportamento delitivo intuitivo, pois não há indícios de que planeja o crime nem, tampouco, de que tinha razões para cometê-lo.
III. parece cometer seus atos utilizando-se de seu livre-arbítrio, ou seja, age de modo consciente, demonstrando tranquilidade ao cometer a ilicitude.
Está correto o que se afirma apenas em:
Pelo modo de organização de seu conteúdo, o texto cumpre o seguinte objetivo principal:
A questão refere-se ao seguinte texto:
De acordo com o texto, a raposa pretendia: