Sobre os benefícios que a diversidade no mundo do trabalho pode trazer, assinale a alternativa INCORRETA.
Analise as afirmativas a seguir em relação aos aspectos gramaticais do texto.
I. Na frase: “formada em ciências da computação pela universidade de são paulo" (1.º parágrafo), há sujeito indeterminado.
II. Na frase: “muitas pessoas têm na cabeça o estereótipo de nerd dos filmes" (1.º parágrafo), o termo destacado deveria estar grafado sem o acento circunflexo, de acordo com a atual reforma ortográfica.
III. Na frase: “há anos, gigantes americanas como google, facebook, ibm e microsoft vêm investindo em programas" (3.º parágrafo), o termo em destaque poderia ser substituído por “a" sem causar prejuízo no uso da norma padrão da língua.
IV. Na frase: “85% dos ceos de empresas com políticas voltadas à diversidade notaram uma melhora direta em seus lucros" (4.º parágrafo), o verbo em destaque está no plural, já que concorda com “dos ceos".
Assinale a alternativa CORRETA.
Das afirmações seguintes com relação ao poema: I- Na 3ª estrofe, a palavra DIA foi empregada em sentido conotativo e tem os seguintes significados no contexto: alegria, prazer, esperança, vida. II- A palavra “noite”, utilizada nas duas primeiras estrofes, está empregada em sentido denotativo. III- Nos trechos “É noite no meu amigo” e “Sinto que nós somos noite” do poema, percebemos o uso de NOITE em sentido denotativo.
De acordo com o texto, uma das causas para o crescimento da expectativa de vida no Distrito Federal é:
Mulher é observada pelo narrador que sente que ela se preparava para enganar o marido. Essa afirmação pode ser comprovada com a seguinte passagem do texto:
A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:
A sequência dos números relativos aos últimos nove anos do século XX e dos primeiros nove anos do século XXI indica que o crescimento da expectativa de vida nesses períodos:
Das afirmações seguintes:
I- A tira retrata uma situação de comunicação que é prejudicada pela intolerância de um dos interlocutores
II- A personagem de óculos considera errada a fala do seu interlocutor no 1º e no 2º quadrinho porque, de acordo com as regras de colocação pronominal da norma padrão, pronomes pessoais oblíquos átonos não podem iniciar frases.
III- Além de humor, a tira contém também uma crítica à rigidez de certas regras gramaticais, distantes da realidade linguística do país, ou a rigidez de algumas pessoas, que, apoiando-se nessas regras, prejudicam a comunicação verbal.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
Sem prejuízo da informação veiculada no texto, seria mantida sua correção gramatical se o termo “proteção", em “Não havia proteção contra as decisões da assembleia soberana" (l. 18 e 19), fosse substituído por mecanismos de proteção.

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o próximo item.
As formas pronominais em “ele salvara" (l.21) e “protegendo-o" (l.22) remetem ao mesmo referente: “Temístocles" (l.20).
Ao longo do texto, percebe-se um posicionamento dos autores acerca do conceito de metáfora. Para eles, trata-se de algo que:
O Pré-Modernismo foi um período marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, sem, no entanto, constituir um movimento literário propriamente dito. No Brasil, esse período deu-se, marcadamente no início do século XX (Cereja & Magalhães, 2005). A este respeito, assinale a alternativa incorreta:
A adolescência é um fator relevante na Metodologia do Ensino do Português para os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, pois trata-se de um período de suas vidas em que o desenvolvimento é marcado pelo processo de (re)constituição da identidade, em que ocorrem transformações corporais, afetivo-emocionais, cognitivas e socioculturais. Isso, naturalmente, repercute no tipo de linguagem por eles usada, uma vez que criam modismos, vocabulários específicos, formas de expressão etc, como, por exemplo, as falas das tribos, (surfistas, skatistas, funkeiros etc.). (PCN, 1998: 46-47). Isso posto, analise:
I. No ensino de Língua Portuguesa, considerar a condição afetiva, cognitiva e social do adolescente implica a possibilidade de um fazer reflexivo, em que se busca construir um saber sobre a língua e a linguagem e sobre os modos como as opiniões, valores e saberes são veiculados nos discursos orais e escritos.
II. A mediação do professor neste caso é fundamental, pois cabe a ele mostrar ao aluno a importância que, no processo de interlocução, a consideração real da palavra do outro assume, concorde-se com ela ou não.
III. Ao organizar o ensino, é fundamental que o professor tenha instrumentos para descrever a competência discursiva de seus alunos, no que diz respeito à escuta, leitura e produção de textos, de forma a planejar o trabalho em função de um aluno ideal para o ciclo.
IV. A escola deverá organizar um conjunto de atividades que possibilitem ao aluno desenvolver o domínio da expressão oral e escrita em situações de uso público da linguagem, levando em conta a situação de produção social e material do texto.
Estão corretas as afirmativas: