O vocábulo “como” (linha 13) introduz, no período, uma expressão de valor comparativo.

No que diz respeito ao texto, julgue os itens a seguir:
Depreende-se da leitura do texto que, se for levado em consideração o impacto indireto das mudanças climáticas sobre a saúde da população mundial, o número de pessoas que morrem anualmente de causas relacionadas a desastres naturais aumentará consideravelmente.
Tendo o texto acima e assuntos correlatos como referência inicial, julgue os itens a seguir.
O governo roraimense tem envidado esforços no sentido de prover condições mínimas de sobrevivência para os milhares de venezuelanos que vivem no estado, em grande parte subempregados.
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
Transferência de água entre bacias hidrográficas é uma das opções que os governos de diversos países têm para minimizar o problema da escassez hídrica, medida que o Brasil ainda não adotou.
Tomando o texto como referência inicial, julgue o item a seguir.
Contando com significativa ajuda internacional, o continente africano tem presenciado queda nas taxas de incidência de novos casos e de mortes por malária.
Tomando o texto como referência inicial, julgue o item a seguir.
Apesar da disponibilidade de vacinas contra a malária, seu uso em larga escala implicaria em elevados gastos, com os quais a maioria das nações mais pobres não teria condição de arcar.
Tomando o texto como referência inicial, julgue o item a seguir.
Não há casos de países pobres que tenham obtido êxito em impedir a ocorrência de novos casos de infecção por malária em seus territórios.

Com relação às ideias desenvolvidas no texto II, julgue o item subsequente.
O narrador discorda da opinião geral dos amigos de Leiva, que o julgam “perfeitamente hipócrita" (l.60), e considera que tal julgamento advém do meio pobre e humilde que Leiva frequenta.

Considerando as relações semântico-sintáticas estabelecidas no texto II, julgue o item a seguir.
No período “Creio que lhes não faltava inteligência, sinceridade também; o que não encontravam era uma soma de necessidades a que viessem responder e sobre as quais apoiassem as suas furiosas declamações" (l. 38 a 41), as negações enfatizam a sequência de características depreciativas atribuídas ao grupo de Leiva, para o que contribui o emprego do adjetivo “furiosas" e do modo subjuntivo, que destaca a inconsistência de suas ações.

Julgue o item seguinte, relacionado às ideias desenvolvidas no texto III.
De acordo com Antonio Candido, os autores românticos, entre eles Gonçalves de Magalhães, não fizeram referência à Carta Marítima, apesar de Sousa Caldas ser um poeta conhecido naquele momento e de o poema conter aspectos modernizadores buscados pela poesia romântica.

Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue o item seguinte.
Com o emprego de construções como “Vistas as coisas de hoje" (l.43) e “Difícil imaginar os motivos" (l.48) e da forma verbal "pensamos" (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Conclui-se do texto que a maioria dos comerciantes, no Império, não era formada por brasileiros, bem como que o comércio mais lucrativo praticado na época estava associado à economia escravocrata.

Com referência ao texto IV, julgue o item que se segue.
Salienta-se, no texto, a importância da renda como atributo de grande reconhecimento social, o que levou Mauá a vivenciar "uma luta vivaz" (l.50), isto é, um dilema, entre a utilização do capital para fins próprios e o investimento na economia nacional.
A alternativa em que a palavra destacada estabelece sentido de intensidade é:
A partir do uso de elementos linguísticos para a construção da coesão no texto I, analise as afirmações a seguir e assinale a opção CORRETA.
I. Os pronomes de terceira pessoa "eles" (linha 19) e "eles" (linha 20) fazem uma retomada anafórica pronominal de "um grupo de homens";
II. A expressão "A pesquisa" (linha 12) faz uma retomada anafórica lexical de "O novo estudo" (linha 10), referente introduzido no período anterior;
III. As expressões "homem primitivo" (linha 13), "nossos parentes primitivos" (linha 22), "humanos primitivos" (linha 25) e "proto-humano" (linha 33) são utilizadas para fazer referência ao mesmo referente.