A revolta contra as leis é sinal de que não vemos vantagem dos limites para nós mesmos. (l. 34-36) No terceiro parágrafo, a frase citada representa um recurso de:
Leia o texto.
I - “Enquanto a semiótica se caracteriza como uma propriedade da língua, a semântica resulta de uma “atividade do locutor que coloca a língua em ação" (ibid., p.230)";
II - No nível semântico, Benveniste afirma ser necessário considerar o “referente": “a referência" da frase é o estado de coisas que a provoca, a situação de discurso ou de fato a que ela se reporta e que nós não podemos jamais prever ou fixar" (ibid., p.231);
III - “Benveniste destaca que tanto o semiótico quanto o semântico estão em jogo na língua quando a utilizamos: na base, há o semiótico, sobre o qual a língua-discurso constrói sua semântica própria." (Carolina Knack, 2010)
Observando o contexto apresentado, considera-se correto o que está contido na alternativa:
Leia o texto.
Alguns mecanismos têm se revelado produtivos, numa abordagem funcionalista, para a descrição de fenômenos linguísticos nos dois últimos séculos. Um deles é o princípio da marcação, que prevê três critérios principais para a distinção entre categorias marcadas e categorias não marcadas, em um contraste gramatical binário:
I - Complexidade estrutural: a estrutura marcada tende a ser mais complexa (ou maior) que a estrutura não-marcada correspondente;
II - Distribuição de frequência: a estrutura marcada tende a ser mais frequente do que a estrutura não considerada;
III - A complexidade cognitiva: a estrutura marcada tende a ser cognitivamente mais complexa do que a estrutura não-marcada correspondente. Incluem-se fatores como esforço mental, demanda de atenção e tempo de processamento.
Dentro do contexto apresentado, considera-se correto o que está contido na alternativa.
Calcado em seus argumentos, o editorial claramente toma posição contrária ao jornalismo independente; para isso, usa os argumentos abaixo, EXCETO:
Leia a tirinha abaixo e analise-a com relação à ambiguidade:
I- A ambiguidade foi utilizada como um recurso linguístico, com vistas a conferir humor ao texto.
II- A ambiguidade presente na tirinha prejudica a clareza e a precisão das ideias, dificultando a compreensão da leitura.
III- O humor do texto se revela por meio da ambiguidade gerada pela palavra “galo" evitando-se, ainda, pelo uso do adjetivo “belo".
IV- A ambiguidade provocou dificuldades de interpretação da tirinha, pois conferiu à palavra “galo" múltiplas possibilidades de leitura.
Está ão CORRETA s, apenas
Ainda sobre o diálogo acima, julgue cada uma das afirmações abaixo:
I- É clara a distinção no uso das variantes linguísticas utilizadas entre os interlocutores. Este fato, inclusive, compromete a clareza e plena compreensão do que é tratado entre ambos, fato que impede que o acusado entenda plenamente o que o juiz lhe pergunta.
II- O que se percebe no diálogo é que o poder econômico, atrelado à posição social, são empecilhos à clareza do que se afirma.
III- A variante linguística da qual o juiz se utiliza é a culta; já o acusado lança mão da linguagem coloquial, com características da variante popular matuta.
IV- Percebe-se nas respostas do acusado ingenuidade e infantilidade, além de tentativa de enganar o juiz.
É VERDADE o que se afirma apenas em
Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que
Entre os textos I e II existe uma proximidade semântica. Observe os versos abaixo extraídos do texto I, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os versos que melhor ilustram as pistas temáticas propostas quando comparadas às do texto II.
Após a leitura do texto e das asserções a respeito da sua organização, responda ao que se pede:
I- O texto se caracteriza como uma notícia jornalística, tendo como propósito revelar novas descobertas na área científica. Nesse sentido, a trama organizacional é narrativo-expositiva, com predomínio da função referencial da linguagem.
II- No âmbito gramatical, a recorrência de verbos no presente do indicativo se justifica pelo caráter de atualizador desse tempo verbal, embora se faça menção a um fato passado (os cientistas criaram ...); isto evidencia a correspondência entre o tempo verbal e os tipos de discurso presentes no texto.
III- No âmbito da coesão referencial, o texto é muito bem articulado. Como ilustração tem-se o fragmento “Mas talvez seja possível se livrar do CO2 ganhando dinheiro. Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria...", no qual as três formas destacadas referem-se a um só termo - CO2
IV- Quanto à articulação interoracional, o texto apresenta algumas estruturas introduzidas por pronomes relativos, todas denominadas orações adjetivas restritivas, a exemplo de “Cientistas do governo finlandês criaram uma máquina que captura esse gás da atmosfera e o bombeia para dentro de tanques, onde ele alimenta uma bactéria – que foi geneticamente modificada para consumir CO e 2 hidrogênio. A bactéria se multiplica rapidamente e, depois de processada, vira um pó comestível, que contém 50% de proteína..."
É CORRETO o que se afirma apenas em
O texto abaixo aborda os impactos da longa seca na economia.
De acordo com o texto, pode-se observar o drama da crise hídrica. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Mantendo-se a correção, a supressão da vírgula altera o sentido do segmento que está em:
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.", o termo destacado retoma tem valor reflexivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque "Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PE até o alto da Lapa", deveria ser acentuado.
III. Na frase "Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.", o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.
Está correto apenas o que se afirma em:
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os cinco princípios da democracia destacados por Betinho, no texto dado.