“Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco". (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
Pode-se afirmar, com base nas ideias do autor-personagem, que se trata de um:
No trecho “Querer que a nossa pare no século de quinhentos" foi suprimida, por parte do autor, uma palavra que está subentendida. Assinale a alternativa que corresponda a essa palavra.
Podem ser apontadas, no texto, como consequências da “difusão descontrolada da informação”, EXCETO:
Assinale a alternativa que traz a finalidade PRINCIPAL do texto 2:
A relação semântica estabelecida entre as partes do artigo de opinião pelos termos destacados foi corretamente identificada, EXCETO em:
Texto para responder à questão
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. A tranquilidade que o primeiro parágrafo da crônica transmite ao leitor é quebrada no segundo parágrafo. II. No terceiro parágrafo, o narrador descreve o nado do homem e a aversão que começa a nutrir por ele. III. O narrador torce pelo bom desempenho do nadador, embora não perceba nele firmeza e correção. Está correto apenas o que se afirma em:
Todos os trechos apresentam marcas linguísticas indicativas de um discurso não categórico, EXCETO:
São argumentos, usados pelas articulistas, para a defesa da tese de que a corrupção é uma modalidade de violência, EXCETO:
Das afirmações seguintes: I. Embora adote um ponto de vista pessoal, a blogueira lança questões a seus leitores e se dirige diretamente a eles, dando margem à interação e à exposição de outras experiências e pontos de vista sobre o assunto II. Podemos considerar o título do texto “O alto preço de viver longe de casa” ambíguo. III. O assunto explorado no texto é pouco polêmico, muito superficial e de fácil resolução, o que dificulta a possibilidade de discussão e prejudica o blog, que deveria ser um espaço em que internautas em geral pudessem falar de suas experiências e interagir com o blogueiro.
Das afirmações seguintes:
I. O principal recurso desse anúncio é a intertextualidade comprovada pela frase principal.
II. O objetivo desse anúncio é estimular os leitores a denunciar os crimes contra idosos.
III. O referido anúncio não pode ser considerado informativo já que não tem as características necessárias ara assim ser denominado.
Como já mencionado anteriormente, o texto acima apresenta características do gênero carta. Assinale a alternativa que apresente um elemento que esteja presente no texto acima e que geralmente seja recorrente em cartas.
A questão refere-se ao texto abaixo.
Pela leitura do texto, entende-se que a expressão “foi a fase cesariana” refere-se:
Assinale a alternativa que melhor indica elementos para a interpretação dos textos de Lygia Fagundes Telles e de Eugénio de Andrade.