Leia o Texto 1 a seguir e responda à questão.
Texto 1:
O discurso relatado em depoimentos da justiça
Evocar ou reproduzir os enunciados emitidos por outros é comum na nossa fala cotidiana. Nos depoimentos prestados na justiça brasileira, isso também acontece, pois, de acordo com a bibliografia jurídica, a testemunha depõe sobre suas percepções sensoriais a respeito dos fatos, o que inclui as falas pronunciadas diante dela ou as que chegaram ao seu conhecimento por meio de outras pessoas. A citação da fala do outro ocupa, portanto, um lugar de destaque nos depoimentos, uma vez que somente por meio dela pode-se reconstruir alguns fatos.
Logo, o discurso citado aparece nos depoimentos como recurso empregado pela testemunha para incluir ou para compor informações. Entretanto, ele aparece também como mecanismo utilizado pelo agente da justiça (juiz, delegado ou escrivão) para realizar o assentamento escrito da fala da testemunha.
Embora a oralidade seja um dos princípios do processo penal, os depoimentos orais são reduzidos a termo pelo escrivão ou consignados pelo juiz, passando a fazer parte do processo, sob uma formalização escrita. Essa passagem do oral para o escrito contribui para o caráter polifônico e controvertido da prova testemunhal, pois é responsável por uma série de interferências dos agentes da justiça na elaboração dos textos escritos, causando um remanejamento de estruturas e de pontos de vista em relação à voz original. [...]
Fonte: ROMUALDO, Edson C. O discurso relatado em depoimentos da justiça: formas e funções. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. Maringá, v. 25, n. 2, p. 233-240, 2003.
A coesão textual é o resultado da conexão entre as várias partes do texto, de modo que este seja um veículo de interação entre o autor do texto e seu leitor.
INDIQUE o mecanismo de coesão gramatical mais utilizado pelo autor na estruturação do Texto 1.
Considerando a passagem “Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo?", o verbo em destaque (tivera), em relação a interroguei, estabelece relação de:
De maneira mais completa, a expressão : "NADA VALE A PENA", integrante do título do texto, aliada a leitura desse texto tenciona ressaltar:
Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.
(Paulo Leminski)
Para o eu lírico, o amor:
Atente para as seguintes afirmações:
I. No primeiro parágrafo, o segmento elas são variáveis expressa uma causa da qual a expressão fraqueza dos homens constitui o efeito.
II. No segundo parágrafo, considera-se que a multiplicidade de interpretações da lei, acionadas por glosadores interesseiros, acaba por comprometer a implementação da justiça.
III. No terceiro parágrafo, a interrogação final de Voltaire pode ser considerada retórica, pois implica uma resposta já encaminhada pela pergunta.
Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em:
Na língua portuguesa o autor de um texto pode utilizar diferentes estratégias para conseguir um determinado efeito na interpretação. Essas estratégias tornam a mensagem mais expressiva e significativa. Qual foi o recurso linguístico empregado pelo cartunista para tornar a mensagem mais expressiva?
Observe a tirinha a seguir.

Assinale a alternativa correta em relação ao texto e à tirinha.
Texto para responder à questão.
No terceiro parágrafo, a expressão "enxergar-se mais nitidamente", no contexto da crônica significa:
Texto para responder à questão.
Em "Mas desejo também que desejes com audácia, que desejes uns sonhos descabidos e que ao sabê-LOS impossíveis não OS leve em grande consideração, mas OS mantenha acesos, livres de frustração" os pronomes em destaque substituem: