Levando-se em conta o fato de que se deve oferecer um ensino culturalmente sensível, tendo em vista a pluralidade cultural, assinale a afirmação verdadeira.
Uma propaganda de um famoso sabão em pó dizia: “OMO lava mais branco!”. A frase pretende convencer o leitor de que esse sabão:
“Na esquina da Rua Haddock Lobo com a Maestro Villa-Lobos, na Tijuca, um bairro do Rio, um bueiro se abriu e ficou jorrando esgoto pela calçada. O pior é que isso é na altura de um restaurante. Imagina estar almoçando com aquele cheiro horrível? Essas tubulações velhas precisam ser consertadas urgentemente!”. (Carta de Leitor) A autora da carta atribui o problema ao(à):
A QUESTÃO REFERE-SE AO ÚLTIMO PARÁGRAFO DO TEXTO.
A ideia central do último parágrafo está explicitada no
O texto é construído com base no pressuposto de que a tristeza é inerente ao samba, conforme está demonstrado no seguinte trecho:
No trecho “que da Península Ibérica herdou também o violão, o cavaquinho e eventuais bandolins", o termo “eventuais" pode ser substituído sem alterar o sentido do texto por:
Leia o texto, para responder à questão.
À vista das situações exemplares expostas pela autora, é correto afirmar que, na Roma antiga ou na atualidade, a prática das notícias falsas está associada
No primeiro parágrafo, ao falar sobre escritores, o autor considera a distinção que há entre aqueles que
Em relação ao que se costuma entender por liberalismo, o autor acredita que
Não paro de encontrar pessoas convencidas de que, cuidando só de seus interesses, elas, no mínimo, não fazem mal a ninguém.
A frase acima ganha uma nova, coerente e correta redação no seguinte caso: Não paro de encontrar pessoas
Considere as afirmativas abaixo.
I. Depreende-se do texto que o descontentamento com o mundo real instiga o ser humano a imaginar uma vida melhor e a transformar fantasia em realidade.
II. A atividade de contar histórias possui, entre outras, a função de mitigar emoções como o temor.
III. A linguagem escrita sobrepuja a oral, pois, enquanto esta apenas desperta a imaginação para fins de entretenimento, aquela permite que se transcendam obstáculos reais por meio da invenção de uma vida mais aprazível.
Está correto o que consta de
Evidente que fui mais furado do que um ralador de coco.
Nesse segmento do texto, o autor nos informa que