Leia: O COVEIRO E O BÊBADO
“Ele foi cavando, cavando, pois sua profissão – coveiro – era cavar. Mas, de repente, na distração do ofício que amava, percebeu que cavara demais. Tentou sair da cova e não conseguiu. Levantou o olhar para cima e viu que sozinho não conseguiria sair. Gritou. Ninguém atendeu. Gritou mais forte. Ninguém veio. Enrouqueceu de gritar, cansou de esbravejar, desistiu com a noite. Sentou-se no fundo da cova, desesperado. A noite chegou, subiu, fez-se o silêncio das horas tardias. Bateu o frio da madrugada e, na noite escura, não se ouvia um som humano, embora o cemitério estivesse cheio de pipilos e coaxares naturais do mato. Só pouco depois da meia-noite é que lá vieram uns passos. Deitado no fundo da cova o coveiro gritou. Os passos se aproximaram. Uma cabeça ébria apareceu lá em cima, perguntou o que havia: “O que é que há?"
O coveiro então gritou desesperado: “Tire-me daqui, por favor. Estou com um frio terrível!" – “Mas, coitado!" – condoeu-se o bêbado. – “Tem toda a razão de estar com frio. Alguém tirou a terra de cima de você, meu pobre mortinho!" E, pegando a pá, encheu-a de terra e pôs-se a cobri-lo cuidadosamente."
Ao ler esta fábula de Millôr Fernandes deduzimos a seguinte moral:
Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
De acordo com o texto, a polícia atua a serviço do Estado democrático, assegurando tanto o poder de coerção como a manutenção do Estado.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
Ao analisar a coesão entre as orações “O coração do criador de amantes não tem sossego: quem traiu sabe que pode ser traído", pode-se perceber que, no lugar dos dois pontos, poderia ter sido usada a conjunção............. Para manter a ideia de....................
Mia Couto, em sua frase “O fausto das residências não os torna imunes", usou a palavra “fausto" para simbolizar:
No texto I, a autora diz que “Na reforma penal de 1998, foram introduzidas novas modalidades de coação sexual e de violação, relativamente a atos sexuais extorquidos com abuso da autoridade" (l.3-6). Assinale abaixo a alternativa que mantém o mesmo sentido da frases utilizada pela autora no texto.
A questão refere-se ao Texto IV.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.
( ) No primeiro quadro, o uso do pronome demonstrativo “nesse" está adequado à norma-padrão da língua, pois o jornal a que Mafalda se refere está nas mãos de Manolito.
( ) No último quadro, o pronome indefinido “alguma" não poderia ser posposto ao substantivo que acompanha, pois adquiriria valor negativo, alterando o sentido que se pretende construir na tira.
( ) No terceiro quadro, os adjuntos adnominais “[...] morais? Espirituais? Artísticos? Humanos?", que especificam “valores" e estão expostos nos questionamentos de Mafalda, ajudam a construir a crítica subjacente à tirinha, pois revelam a esperança da garota em encontrar esse tipo de informação em jornais.
( ) No último quadro, ocorre uma figura de linguagem denominada elipse.
Nos manuais de redação, muitos autores pedem aos escritores que evitem o uso de "o mesmo" e "a mesma" no lugar de substantivos ou pronomes, já que essa prática é objeto de ácida crítica por parte da doutrina especializada. Sabendo disso, poderíamos substituir este uso, o trecho “Nas sociedades atuais, de forma geral, uma pessoa para pertencer às mesmas, deve ser...” (l.4) por:
De acordo com o texto 01, são fatores de risco para o câncer de próstata: I. O sedentarismo II. A hereditariedade III. A obesidade IV. O fumo Estão corretas:
A partir da leitura do texto 02, podemos inferir que o objetivo do seu autor é o de:

O poeta inglês Shelley, segundo o autor do texto, poderia ser o padrão do adolescente de todas as épocas porque nele

A frase Não creio que se deve propriamente lamentar esse vazio nos textos da Lei Maior (1º parágrafo) é justificada pelo autor com base na sua convicção de que

Um mesmo posicionamento do autor está expresso e ratificado nestes dois segmentos:
Texto para responder a questão.
Texto 02 – Assum preto ou anum preto
A crônica se baseia em um questionamento. Marque a alternativa que indica procedimentos argumentativos, que justificam a compreensão do autor sobre o fato.
A respeito dos aspectos linguísticos e textuais do texto CB2A1AAA, julgue o item que se segue.
Os sentidos originais e as relações de coesão do texto seriam preservados caso se substituísse a palavra “portanto" (ℓ.9) por também, uma vez que ambas exprimem uma ideia de conclusão.