Leia o texto para responder à questão.
Com o segmento “...papel insubstituível da cultura na definição da cidadania." [4º parágrafo] o autor
Com base no texto 'CEJA', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto afirma que a Escola Estadual João Barracão está promovendo uma ação de conscientização sobre a importância da reciclagem para jovens e adultos.
II. De acordo com o texto, a Escola Estadual João Barracão abriu as matrículas para o Curso de Educadores Ambientais (CEA).
Marque a alternativa CORRETA:
Com base no texto 'CEJA', leia as afirmativas a seguir:
I. A partir do texto, infere-se que as matrículas para o CEJA se limitam apenas ao Ensino Médio.
II. Segundo o texto, o curso oferecido pela Escola Estadual João Barracão busca conscientizar jovens e adultos sobre a importância das ações de segurança no trânsito.
Marque a alternativa CORRETA:
Segundo Jayme Murahovschi, a profissão está passando por uma reviravolta cuja consequência será:
Observe a seguinte frase: “Ajudei a colega cansada no final do expediente." Agora, analise as informações acerca da organização da estrutura da frase:
I. A frase sob o ponto de vista estrutural, não apresenta nenhum problema;
II. Há ambiguidade na frase, pois não deixa claro quem está cansada;
III. Para reorganizar a frase de modo a informar que quem está cansada é a locutora, pode-se reescrever a frase assim “cansada, ajudei a colega no final do expediente";
IV. Para reorganizar a frase de modo que, quem esteja cansada é a colega, poderia ser reestruturada assim: “Ajudei a colega, que estava cansada, no final do expediente".
Estão corretas:
Texto para o item.

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item. O texto consiste em uma narrativa de fatos históricos que comprovam a cooperação entre ciência e religião em torno de uma verdade comum.
Texto para o item.
Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Compreende‐se do texto que a diferença básica entre a gestão social e as outras duas formas de gestão é que, na gestão social, a tomada de decisão é consensual.
Texto para o item.
Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.
Na linha 10, sem configurar erro gramatical, o vocábulo “coerção" pode ser substituído por coação ou por repressão.
Texto para o item.
Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Compreende‐se do texto que a diferença básica entre a gestão social e as outras duas formas de gestão é que, na gestão social, a tomada de decisão é consensual.
Texto para o item.
Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Compreende‐se do texto que a diferença básica entre a gestão social e as outras duas formas de gestão é que, na gestão social, a tomada de decisão é consensual.
Julgue o item seguinte, a respeito das ideias e das construções linguísticas do texto apresentado.
Seriam mantidos os sentidos do texto caso o primeiro período do segundo parágrafo fosse assim reescrito: Quando prestamos atenção a nossa volta, percebemos que quase tudo que vemos existe pelas atividades do trabalho humano.
No que concerne ao texto precedente, julgue o proximo item.
A informação apresentada pela oração “nenhuma letra se igualando a outra” (ℓ. 7 e 8) é redundante em relação à informação apresentada na oração imediatamente anterior, servindo para reforçar-lhe o sentido.
Com base no texto 'Baleias', leia as afirmativas a seguir:
I. O vocábulo "Autoridades" é uma interjeição.
II. O vocábulo "anunciou" refere-se ao ato de divulgar ou dar conhecimento sobre um fato ou decisão, por exemplo.
Marque a alternativa CORRETA:
Com base no texto 'Baleias', leia as afirmativas a seguir:
I. O risco de extinção de algumas espécies de baleias motivou a proibição da caça comercial desses mamíferos.
II. O consumo de baleias faz parte da cultura japonesa, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA: