Entre com seu email:
Sobre o Canto III - Esquece, de Marcelino Freire, é correto afirmar que:
A ausência de pontuação, o uso de onomatopeias e o registro de gírias demonstram total desconhecimento da norma culta por parte do autor. Esse tipo de produção contribui para a desvalorização da norma culta, afastando os leitores de um dos principais objetivos de um texto literário, que é o de defender a língua portuguesa como elemento da cultura nacional.
Na elaboração do texto, o escritor se vale de recursos sonoros, como a anáfora, perceptível na recorrência do termo violência no início dos parágrafos. Além desse recurso, há diálogos com outros textos, seja por meio da citação explícita do compositor Marcelo Yuka, seja pela intertextualidade implícita. Esses recursos textuais situam-no como literatura contemporânea, uma vez que os limites entre poesia e prosa são rompidos, e dão espaço ao experimentalismo linguístico e ao questionamento de valores consagrados pelo cânone.
O conto focaliza casos e costumes urbanos, contemplando tópicos como os rituais de criminalidade e os dramas próprios dos presídios brasileiros. Misto de poesia e prosa, permanece atual e pode ser considerado um exemplo do concretismo, não só pelas ideias, mas também pela força do estilo.
Em Formação da Literatura Brasileira, Antonio Candido afirma que o texto literário deve ser parcela de um esforço construtivo mais amplo, denotando o intuito de contribuir para a grandeza da nação. Essa assertiva descaracteriza o texto de Marcelino Freire enquanto representante da literatura brasileira, pois, ao dar voz à marginalidade por meio de um narrador em primeira pessoa que questiona as instâncias de poder, o autor foge ao projeto estético de contribuição para a elaboração de um país.
O conto mantém o plano ideológico realistanaturalista, refletindo a tendência à verossimilhança por meio da exposição de um cenário urbano, com tipos peculiares do cotidiano, ao mesmo tempo em que indica ruptura no plano estético, apresentando uma linguagem inovadora, retratando a postura conservadora do autor.
Faltam dias para a Prova.
Faça login novamente para renovar sua sessão.
Em até 12x
ou R$ 118,80 à vista
(com renovação automática)
Para qual concurso você está estudando? Com essa informação vamos personalizar seus estudos!