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Folha de respostas:

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A partir da leitura da passagem “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata (...)” (linhas 22-23), é possível inferir que

Dentre as informações apresentadas abaixo, assinale a única que não está de acordo com as ideias do Texto 1.

Segundo o texto,

Na conclusão do Texto 1, há a proposta para que ultrapassemos a ideia de que a palavra tem sentido e utilidade, apenas, como simples instrumento de comunicação. Essa concepção:

O Texto 2 se reconhece como um comentário expositivo de teor acadêmico-científico. Avaliando as ideias e os argumentos apresentados, podemos avaliá-lo como:

  1. pertinente, pois pondera sobre um objeto de discriminação social ainda existente e pouco combatido.
  2. contrário a visões tradicionais que imperam em determinados setores sociais de pessoas e comunidades de falantes.
  3. oportuno, uma vez que, como outros fatores de discriminação, o ‘jeito de falar’ de algumas comunidades é objeto de rejeição.
  4. categórico e, por vezes, taxativo, pois, no texto, se trata de um despropósito que macula e desprestigia os falares brasileiros.
  5. incabível, já que desmerece a norma gramatical literária de Portugal e considera confusa a nomenclatura linguística.

Estão corretas:

A pergunta que consta no título do Texto 3 constitui:

Leia o texto, para responder à questão. 

   O filho de um amigo é negro. Outro dia, na escola, a professora chamou sua atenção e disse: “Você está na minha lista negra”. Meu amigo fez uma reclamação à coordenadora da escola, por entender que a expressão é racista. Por que a lista é “negra”?
   

   Palavras e expressões racistas fazem parte do repertório cotidiano sem que, muitas vezes, a gente tenha consciência do que realmente está dizendo. Eu mesmo me surpreendo dizendo coisas que não quero, por força do hábito. Ainda se ouve “amanhã é dia de branco”, “a coisa tá preta”. Nos anúncios de emprego, pedia-se “boa aparência”. Uma forma de dizer que negros não seriam aceitos?

   Continuamos a usar termos racistas. A linguagem forma as pessoas, molda o modo de pensar. Não aceito mais essas palavras e expressões, policio meu vocabulário. É preciso reaprender a falar.

(Walcyr Carrasco, “Uma linguagem racista”. Veja, 31.07.2019. Adaptado)

No texto, o racismo expresso na linguagem

Leia o texto para responder à questão.

Agravamento da poluição por plástico nos oceanos ao lavar roupa

   Lavar a roupa pode agravar a poluição por plástico no meio ambiente – a depender do tipo de tecido, a tarefa do - méstica contribuiria para a contaminação dos oceanos, apontam estudos.

   A questão foi levantada no início deste mês em reunião do Comitê de Auditoria Ambiental do Reino Unido, quando membros do Parlamento discutiram pesquisas que concluem que fibras de tecidos sintéticos que se soltam da roupa durante a lavagem acabam chegando aos oceanos e sendo comidas por peixes e outras criaturas aquáticas.

  Os maiores vilões são poliéster, acrílico e náilon. Um casaco de lã de poliéster libera 1 milhão de fibras, enquanto um par de meias de náilon é responsável por 136 mil fibras a cada lavagem, aponta um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Manchester . Cientistas descobriram que es - sas fibras estão cobrindo leitos de rios em todo o Reino Unido.

   Há sempre a opção de lavar roupa com menos frequên - cia, o que pode ser uma boa desculpa para quem sempre odiou essa tarefa doméstica. Isso teria um grande impacto positivo, na avaliação de Jeroen Dagevos, integrante de um projeto de conservação dos oceanos. Ele sugere ainda que comprar menos roupas sintéticas também ajuda. Preferir tecidos como lã, algodão, seda e caxemira também ajudam.

   Uma outra opção, recomendada pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos, em um novo relatório, seria o uso de sacolas de roupas de malha para reter os fios. Assim, em vez de irem direto para os oceanos, as fibras podem ser colocadas no lixo. Jeroen Dagevos diz que a ideia de criar novas regulamentações para os fabricante s poderia ajudar, forçando as empresas a colocar mais recursos na busca por soluções.

(Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/10/por-que-podemos-estar-agravan do-poluicao-por-plasticonos-oceanos-ao-lavar-roupa.shtml. Adaptado)

De acordo com o texto, a poluição por plástico

Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Em seu despacho, o chanceler demonstra apoio irrestrito à inscrição de Maria José de Castro Rebello Mendes, dados os dispositivos legais vigentes à época a esse respeito.

Com base nas ideias do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

As polêmicas e os debates acerca da língua portuguesa no decorrer do século 19 constituem-se em um debate político em torno da língua.

No que se refere aos aspectos linguísticos e textuais, julgue (C ou E) o item a seguir.

Na linha 10, a forma verbal “possam” refere-se às “Partes”.

Considerando os aspectos linguísticos e estilísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

Stuart Hall, utilizando-se da metalinguagem, conceitua os termos “multicultural” e “multiculturalismo”, além de explicar possível sentido no emprego do sufixo ismo, por
meio do recurso da citação.

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, julgue (C ou E) o item.

No segundo excerto, o narrador mostra-se confuso e contraditório, oscilando entre certeza e incerteza, conhecimento e assombro, realidade e imaginação.

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto, julgue (C ou E) o item.

O adjetivo “quinhoã” (linha 21) refere-se ao quinhão de tristeza que cabe ao narrador.

Leia o texto para responder à questão.

O sentido de fogo no texto é o de um(a)

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