Observe o fragmento textual abaixo, retirado do romance Canaã, de Graça Aranha.
“Todas as formas estão diluídas. Cinco horas da manhã. A carroça do padeiro passa estrondando, fazendo a quietude da cidade afundada, mas um instante depois o seu vulto e o seu ruído se dissolvem de novo na cerração. O silêncio torna a cair”.
Nesse texto o observador não pode descrever perfeitamente as formas; nesse caso, o que provoca essa limitação do observador é:
Também pode evitar-se a repetição de palavras idênticas, substituindo a segunda ocorrência do vocábulo por um pronome demonstrativo; a frase abaixo em que isso foi feito de forma adequada é:
A frase abaixo em que ocorre ambiguidade é:
Considerando as informações veiculadas no texto CG1A1-I, julgue o item.
De acordo com as informações do texto, setores econômicos distintos apresentam resultados diferentes em termos de ações voltadas para a sustentabilidade.
Segundo o autor do texto, o emprego da palavra “reprodução” para se referir ao nascimento de um filho
A ironia ocorre quando a palavra empregada deve exprimir ideia oposta àquela expressa pelo sentido original dessa palavra.
Considerando a definição, assinale a alternativa em que a expressão destacada foi empregada em sentido irônico pelo autor.
Sem direito e Poesia
Eis me aqui, iniludível. Incipiente na arte da escrita, desfraldo sentimentos vestindo-os com as palavras que lhes atribuem significado. Às vezes dá vontade ser assim, hermético. Talvez, porque eu sinta
que o mundo não me entende ou porque, talvez, eu não me encaixe harmonicamente no mundo, é que sinto esta liberdade em não me fazer entender. É que, talvez, a vida seja mesmo um mal entendido.
Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo. Suasório para o intento de escrever em uma língua indecifrável ao homem comum. Meu vocabulário, quando quero, é um quarto cerrado e, nele me tranco e jogo fora a chave do entendimento. Dizem-me que as palavras devem ser um instrumento para comunicar-se e que isto é fazer-se entender. Mas eu, que do mundo nada entendo, por que razão deveria me fazer entender?
Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural. Talvez, após o decesso, eu possa lá estabelecer morada e, vivendo em uma sociedade singular, haja o recreio em espírito. Na realidade. Na iniludível realidade, meu recreio é uma sala ampla. Teto alto. Prateleiras rústicas com farta literatura e filosofia. Nenhuma porta ou janela aberta a permitir à passagem do tempo. Uma poltrona aveludada. Frio. Lareira acesa. Vinho tinto seco, Malbec.
O amor? O entregar-se? Não!
Tratar-se-ia apenas de amor próprio. Sem entrega. Apenas eu. Apenas eu e o tempo. Cerrado na sala cerrada. Divagando sobre o nada e refletindo sobre tudo. Imarcescível seria tal momento. Mas a vida. A vida é singular ao tempo, pois que o tempo é eterno, e a criatura humana é botão de rosa, matéria orgânica falível na passagem do eterno. Sigo... Soerguendome...Sobrevivo...
(Fonte: Nelson Olivo Capeleti Junior/ Artigos13/04/2018 - JUS Brasil)
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo, com base no texto.
Coluna 1 Períodos históricos
1. Antiguidade
2. Desde a Idade Média
3. A partir da segunda metade do século XIV
4. Século XIX
5. Século XX
Coluna 2 Descrições
( ) Responsabilidade da Igreja e da aristocracia
( ) Museu Nacional de Belas Artes
( ) Humanistas, antiquários, artistas e cientistas
( ) Conservação de patrimônio e exposições gerais de belas artes
( ) Bibliotecas e gabinetes
( ) Mitologia grega
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Com base no Texto e seu contexto, é correto afirmar que Mário Borges:
Considerando-se somente o que é explicitado pelo texto, é correto afirmar que:
Considerando o texto e seus aspectos linguísticos, julgue o item.
No texto, que se caracteriza como dissertativo, argumenta-se em favor de um esforço conjunto de todos os segmentos da
sociedade em prol da implantação de um modelo de desenvolvimento urbano sustentável.
De acordo com o texto, o problema maior da comunicação ocorre, porque as pessoas: