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As autoras do texto CG1A1-I consideram que

De acordo com o último parágrafo do texto CG1A1-I, um sujeito não engendrado

Infere-se do texto CG4A1-I que a personagem Eurídice dedicava-se à culinária porque

Infere-se do texto CG4A1-II que, na década de cinquenta, as mulheres

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

No segundo parágrafo, a fome de riqueza e poder do Homem é dada como justificativa para a

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto.

No último parágrafo do texto, sugere-se que

Analise as assertivas em relação ao título do texto:
  I. É uma frase nominal porque em sua composição não há verbos de ação.
  II. É uma frase interrogativa que tem por objetivo despertar a curiosidade do leitor.
  III. É uma frase interrogativa que não é respondida ao longo do texto.
Está(ão) correta(s):

A expressão “no entanto” (linha 08) poderia ser substituída, sem prejuízos de sentido para o enunciado, por:

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Em síntese, depreende-se da leitura do segundo parágrafo que

INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

“Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.”

AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.

Releia este trecho.

“Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba”.

Nesse excerto, pode-se identificar a seguinte característica da personagem na obra de Jorge Amado:

INSTRUÇÃO: Leia o texto I a seguir para responder à questão.

TEXTO I

“Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.”

AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. 1958.

Todos os excertos a seguir, retirados de distintas obras literárias brasileiras, coincidem em contexto situacional com esse trecho da obra Gabriela, cravo e canela, exceto:

A partir da interpretação da tirinha, analise as afirmativas abaixo.

  1. Compreende-se que as duas crianças, personagens da tirinha, são oriundas de uma escola particular devido ao uso da palavra freguês no último quadrinho.
  2. No pensamento de Manolito, um freguês é aquele que frequenta cotidianamente algum espaço, mesmo que esse seja a escola.
  3. Na lógica de Manolito, aluno e freguês podem ser sinônimos.
  4. Manolito não se conforma com a avaliação de "péssimo" por deixar claro o quanto foi aplicado e estudioso na escola.

De acordo com a leitura do texto, analise as afirmativas abaixo.

  1. O texto pode ser considerado, predominantemente, expositivo-argumentativo.
  2. O primeiro período do texto é uma sequência narrativa, devido à progressão temporal sugerida pelos tempos verbais empregados no trecho.
  3. As duas perguntas finais do texto, por se dirigirem diretamente ao leitor, utilizando
    verbos no modo imperativo, são consideradas sequências injuntivas.

Assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa que indica o sentidocorreto do emprego do termo "para" no trecho:"Trabalhar para ganhar a vida".

Observe a frase abaixo:

“Dada a causa, a natureza produz o efeito do modo mais breve em que pode ser produzido”.

Segundo essa frase, a natureza:

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