Atenção: Considere o texto a seguir para responder à questão.
O trecho reescrito conforme a norma-padrão da língua, com o complemento verbal substituído pelo pronome correspondente, está em:
A colocação pronominal proclítica é, em alguns casos, motivada; em outros, pode ser considerada opcional. A partir da análise do pronome nos fragmentos a seguir, assinale a alternativa correta: 1- "Essa situação produz angústia, ansiedade constante e o medo líquido: temor do desemprego, da violência, do terrorismo, de ficar para trás, de não SE encaixar nesse novo mundo, que muda num ritmo hiperveloz." 2- "Na era sólida, os valores SE transformavam em ritmo lento e previsível." 3- "Tudo é temporário, a modernidade (...) - tal como os líquidos - caracteriza-SE pela incapacidade de manter a forma".
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item seguinte.
“devem se tornar" (linha 9) por devem tornar‐se
Observe a oração:
O INCA oferece tratamento aos homens com mais de 65 anos. Ao retomar esta oração, a colocação pronominal somente estará correta em:
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do trecho da letra de música anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
Em “Mas não me deixe sentar" (v.11), a colocação do pronome “me" após a forma verbal “deixe" - deixe-me - prejudicaria a correção gramatical do trecho.
Leia o fragmento do conto pré-modernista "O Colocador de Pronomes", de Monteiro Lobato (1924) para a resolução da questão.
Leia o fragmento (linhas 7-13) e analise as afirmações que se seguem:
“ - Hei-de influir na minha época. Aos tarelos hei de vencer. Fogem-me à férula os maráus de pau e corda? Ir-lhes-ei empós, fila-los-eis pela gorja... Salta rumor!
E foi-lhes “empós", Andou pelas ruas examinando dísticos e tabuletas com vícios de língua."
I. “Hei-de influir" e “hei de vencer" são as formas sintéticas antigas da morfologia analítica do futuro atual dos verbos influirei e vencerei, respectivamente.
II. “Ir-lhes-ei" e “fila-los-ei são exemplos de colocação pronominal mesoclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no futuro em início de oração.
III. .“Fogem-me..." e “E foi-lhes..." são exemplos de colocação pronominal enclítica, cujo emprego padrão, segundo a gramática normativa, é explicado pelo fato de o verbo estar no início de oração, no primeiro, e antecedido da conjunção coordenada aditiva “E", no segundo, em que o pronome é repetido.
É correto o que se afirma em
Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes átonos está de acordo com a norma-padrão.
Assinale a alternativa em que a mudança na posição do pronome destacado, como consta nos colchetes, está de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal.
As frases a seguir estão corretas quanto à colocação pronominal, EXCETO:
Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo átono esteja corretamente empregado em relação à norma padrão.
A próclise observada em “se multiplicam" (l.7) e “se desenvolve" (l.14) é opcional, de modo que o emprego da ênclise nesses dois casos também seria correto — multiplicam-se e desenvolve-se, respectivamente.
Acerca da correção gramatical do texto, dos conteúdos nele apresentados e de sua tipologia textual, assinale a alternativa correta.
No período “ Agarraram-no, para que fosse conduzido à casa.”, o pronome átono encontra-se, em relação ao verbo:
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.
Assinale a alternativa CORRETA em que o pronome em destaque ocupa posição de Ênclise.