A respeito das propriedades linguísticas do texto 1A12-I, julgue o item a seguir.
Os termos “essas pacatas criaturas” (l. 16 e 17), “lhes” (l.18) e “as” (l.18) fazem referência a termos mencionados anteriormente e, por isso, constituem recursos de coesão textual que permitem evitar repetições no texto.
Considerando as ideias, os sentidos e os aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.
As formas pronominais em “rescindi-lo" e “transcendê-lo", na linha 4, referem-se, respectivamente, a “contrato" (ℓ.1) e a “dia" (ℓ.2).
Com relação aos aspectos linguísticos desse texto, julgue o item a seguir.
O termo “lá" (ℓ.6) remete à fazenda da Jureia, onde a personagem vivenciou as experiências relatadas no texto.
Em contextos em que a informação pressuposta pelo elemento de coesão referencial consta do enunciado subsequente ocorre
Para responder à questão, leia o texto abaixo:
Na oração “E passeava na praça", o verbo grifado refere-se:
Com relação a aspectos linguísticos do texto 1A1AAA, assinale a opção correta.
As vocábulos que podem substituir as palavras em destaque, pelo processo de antonímia, encontram-se respectivamente em:
I - E cada vez se detinha na cadeira.
II - E com a pele pareceu eriçar os lençóis, ferir a colcha.
III - Mas o colchão continuou imóvel como se vazio.
“E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?" O termo grifado, no texto, refere-se a:
A vinculação do texto ao gênero diálogo é evidenciada por recursos linguísticos e discursivos, tais como:
No primeiro parágrafo do texto, é explicado o significado da palavra paradoxo. Com base nesse significado, é estabelecido, ao longo do texto, o paradoxo da sabedoria da “grande mãe” (avó). O recurso formal da língua empregado no estabelecimento desse paradoxo é
Com relação aos sentidos e aos aspectos gramaticais do texto CB1A1BBB, julgue o item que se segue.
O vocábulo “valentona” (R.27) foi empregado em referência a “mulher” (R.28).
Com relação ao Brasil, entretanto, é preciso reconhecer que o cinema brasileiro até hoje não teve influência em âmbito nacional. Sem prejuízo para correção e a coerência do texto, uma redação alternativa para o segmento sublinhado acima está em:

Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.
Atente para o seguinte parágrafo:
"Tolhido pelas montanhas no litoral, obrigado a enfrentar a floresta insidiosa, onde os perigos estão constantemente à espreita, assim na terra como na água, assim na água como no ar, tendo de acomodar-se a um clima para o qual o branco nunca fez qualquer aprendizado, seria praticamente impossível ao português conquistar o trópico à maneira como o anglo-saxão tem conquistado as zonas temperadas da terra. Haveria, isto sim, de desenvolver faculdades e qualidades adequadas ao novo meio e entre estas a suscetibilidade e a delicadeza. Enquanto o anglo-saxão encontrou no Novo Mundo uma natureza de certa forma semelhante à europeia e problemas que lhe eram desde muito conhecidos e que desde muito aprendera a enfrentar, o português, no Brasil, defronta um mundo completamente estranho com muito poucas semelhanças com o seu habitat original. O frio para ele não seria novidade, mas calor tropical com alto teor de umidade lhe era desconhecido. O tipo de florestas virgens da América do Norte não seria para o europeu absolutamente novo em sua experiência. Agora a floresta tropical do Brasil, o jângal que avança até a beira dos rios como verdadeira muralha de verdura, por certo que não havia de inspirar-lhe ardores panteísticos, de posse imediata. Pelo contrário, o seu sentimento dominante seria o terror, o terror cósmico que subsiste no brasileiro ainda em nossos dias." Fonte: MOOG, V. Bandeirantes e pioneiros: paralelo entre duas culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
No que concerne ao parágrafo acima, considere as seguintes afirmações:
I. Os dois primeiros períodos constituem a introdução do parágrafo.
II. As palavras ou expressões: o português, o anglo-saxão; conquistar o trópico, tem conquistado as zonas temperadas; impossível conquistar, à maneira como tem conquistado, mostram que o parágrafo se desenvolverá por contraste.
III. Os pontos de diferença entre os dois elementos apresentados no parágrafo são: a familiaridade do português e a não familiaridade do anglo-saxão.
IV. São expressões indicadoras de contraste usadas no parágrafo: enquanto, mas, agora, pelo contrário.
É correto o que se afirma somente em