Julgue o item a seguir, com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior.
O isolamento da expressão “isto é" (ℓ.14) por vírgulas marca uma suspensão no texto provocada por dúvida.
Na passagem “Para mim, este é o objetivo da educação”, considerando o contexto em que ocorre, o termo em destaque recupera:

Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Quanto à correção gramatical e à coerência das substituições ropostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“tem se acentuado” (linha 22) por tem acentuado‐se.

Quanto às estruturas linguísticas do texto, Julgue o item.
O vocábulo “com” que antecede “que” (linhas 13 e 24) pode ser suprimido, em ambas as ocorrências, por ser um elemento enfático
Julgue o item subsequente, considerando a correção gramatical do trecho apresentado e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Esclareça-se que o pedido de agendamento de reunião com a Comissão Técnica de Reestruturação deve ser formalizado em documento no qual constem o nome dos participantes e o assunto a ser tratado.
A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto 1A9AAA, julgue os itens a seguir.
I Embora a correção gramatical e o sentido do texto fossem mantidos caso se substituísse o trecho “se lhes afigurava" (.29) por afigurava-se a elas, a linguagem resultaria informal e, consequentemente, inadequada ao gênero textual.
II Tanto na oração “que suponho de origem gauchesca" (. 22 e 23) quanto na oração “que desejo seja interpretada a frase" (
.38), há elementos gramaticais elípticos.
III A repetição da palavra “mundo", em “o que o Velho queria mesmo era um mundo que fosse de todo mundo" (. 36 a 38), torna o trecho redundante.
Assinale a opção correta.
No que diz respeito ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item que se segue.
À linha 32, o pronome pessoal “eles” está empregado em referência a “cuidados”.
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
Com relação à informação que a antecede imediatamente no quinto parágrafo, a expressão No entanto, em destaque, introduz uma
Observe o fragmento a seguir.
“Num texto, certos elementos comparam-se aos fios que costuram entre si as partes de uma vestimenta. Cortados esses fios, o que sobra são simples pedaços de pano."
(Fiorin e Savioli, 1996: 367)
O texto acima compreende que:
A textualidade é o resultado das características que fazem com que possamos diferenciar um amontoado de frases e/ou imagens sem sentido de um texto (COSTA VAL, 1991). Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade. Nesta compreensão, dentre tais fatores, há um, de natureza pragmática, segundo o qual há referência ao que tais autores chamam de “um já dito", ilustrado na charge acima através das expressões “Jaspion" e “Máquina de escrever". Trata-se da
No período inicial do segundo, do terceiro e do quarto parágrafos, verifica-se,
Assinale a opção que apresenta a frase que não foi estruturada a partir de uma outra frase cronologicamente anterior, de alheia autoria.
No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
O trecho “um ‘oásis’ plantado no planalto central” (ℓ.25) acrescenta uma explicação à expressão “projeto moderno” (ℓ.24).
Em “Mas não durante anos seguidos”, o termo “Mas” ( ) funciona como elemento de coesão que cria uma relação de contradição entre os segmentos do texto. ( ) apresenta um desvio de norma no nível de morfologia, comprometendo a argumentação do enunciado. ( ) exerce papel de encadeador discursivo que, associado ao termo negativo, determina a orientação argumentativa. Após o preenchimento adequado com V ou F a alternativa que melhor corresponde à associação é