Os sites de instituição, pessoa ou entidade assessoradas devem ter como premissa, EXCETO:
As publicações se enquadram no processo de comunicação empresarial. Elas constituem canais de comunicação entre a empresa e o sistema cultural-interno, ambiental e competitivo, podendo ser caracterizadas quanto a alguns aspectos. Em relação a esses aspectos, assinale a alternativa no qual a afirmação não é verdadeira:
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
Ao produzir notícias para colaboradores, as organizações devem compartilhar o máximo de informações possível para exprimir uma imagem de transparência institucional.
Organizações de diferentes tipos e portes produzem canais de comunicação que diferem dos veículos tradicionais de mídia. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.
Apesar da aparente otimização de recursos, direcionar a mesma publicação para os públicos interno e externo configura um erro estratégico.
Nas afirmações abaixo sobre Identidade e Imagem Institucional de uma empresa, assinale a alternativa incorreta:
Nas afirmações abaixo sobre Plano de comunicação institucional, assinale “V" se forem verdadeiras ou “F" se forem falsas, e, em seguida, marque a alterativa correta:
( ) Três eixos são fundamentais para a construção de um plano de comunicação. A primeira etapa fundamental é a de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização; a segunda seria a etapa de Planejamento estratégico da comunicação organizacional; e a terceira corresponde à Gestão estratégica da comunicação organizacional.
( ) Na etapa de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização, a identificação da visão da empresa refere-se à expressão das crenças, aos atributos ou às convicções filosóficas de seus fundadores e dirigentes.
( ) No planejamento da comunicação institucional, a definição de parâmetros de avaliação e mensuração dos resultados fazem parte de todo o processo, pois permitem uma visão crítica do que está sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos.
( ) As políticas da organização representam o conjunto de crenças, valores e maneiras de pensar e agir; enquanto a filosofia, o grande conjunto de orientações que servirão de base para a sustentação das decisões.
Qual a opção abaixo não corresponde a uma característica da comunicação pública?
Os meios de comunicação institucional distribuem informações e recebem notícias de diferentes plataformas. Nesse contexto, é correto afirmar que
Nas afirmações abaixo sobre Comunicação Governamental, julgue-as se são verdadeiras. Em seguida, assinale a alternativa correta: I. A comunicação governamental deve ser mais uma infraestrutura de sustentação e gestão do Poder Público, do que uma necessidade social. II. A comunicação nos Poderes brasileiros sempre apresentou a comunicação social vinculada diretamente aos meios de comunicação de massa. O Poder Executivo é o que mais concede visibilidade às suas ações e conta com a melhor estrutura de comunicação. Porém, até então denominada preferencialmente como comunicação governamental, essa comunicação tem possuído natureza predominantemente educativa e secundariamente publicitária. III. A comunicação governamental pode ser classificada em dois tipos: comunicação política e comunicação pública. Porém, a comunicação governamental pode ser entendida como comunicação pública na medida em que ela é um instrumento de construção da agenda pública e direciona seu trabalho para a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas, o reconhecimento das ações promovidas nos campos políticos, econômico e social, em suma, provoca o debate público.
Referindo-se aos objetivos da notícia institucional, assinale a alternativa CORRETA que complementa as lacunas do trecho abaixo.
Conscientes da importância do acesso à _______ e do poder junto a ela, as instituições trabalham para serem “________ pela imprensa", para ampliarem sua presença nos veículos e, mais do que isso, para serem reconhecidas como _______. Para atingir esses objetivos, produzem textos informativos para divulgação jornalística, compreendendo pautas, _______, position papers, ________, comunicados, artigos, notas técnicas. Enfim, produzem notícias.
Sobre as mídias sociais na comunicação institucional podemos afirmar, EXCETO:
A chamada comunicação “boca-a-boca” ocorre em sua maioria no ambiente off-line. Entretanto, os gestores de Comunicação se concentram na mensuração dos efeitos on-line porque:
Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna — como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises — e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O entretítulo é um sinônimo utilizado para
Um dos grandes desafios dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, é conscientizar os funcionários sobre seus papéis dentro da organização: trabalhar melhores formas de relacionamento, exercer a cidadania e a valorização do profissional. Para que isso aconteça, as empresas buscam trabalhar a Comunicação Interna aliada ao setor: