Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças.
Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade
versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de
Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações).
A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue os próximos itens.
Em seu testamento político, Lênin nomeou Josef Stálin como seu sucessor à frente do Partido Comunista Soviético por considerá-lo o indivíduo capaz de dar continuidade ao combate ao “chauvinismo grã-russo”.
Com relação ao Congresso de Viena, julgue os itens a seguir.
O Congresso de Viena conferiu estabilidade ao sistema de Estados da Europa, tendo o continente passado mais de um século sem guerras.
A respeito da Primeira Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.
O Tratado de Versalhes, diferentemente do Congresso de Viena, não resultou em um sistema estável na Europa, entre outras razões, por ter excluído a Alemanha das negociações de paz.
Os objetivos da ocupação da Alemanha pelos países vencedores incluíam indenizar os aliados, desmilitarizar e desnazificar o país e redefinir suas fronteiras.
Um dos fenômenos políticos de grande relevância no âmbito das relações internacionais no século XX foi o processo de descolonização ocorrido na Ásia e na África logo após a Segunda Guerra Mundial. Com efeito, a descolonização multiplicou o número de agentes na política internacional, tendo tornado o sistema muito mais diversificado. Com relação a esse processo, julgue os itens que se seguem.
A Conferência de Bandung foi decisiva para a conclusão do processo de descolonização.
“Relata o período entre 1848 a 1875, começando pela Primavera dos Povos e terminando com a Alemanha unificada, contudo sem deixar de analisar os componentes que interagem nesse ambiente (as cidades, o mundo burguês, a ciência, a religião, as artes, etc…). É o período em que o livre mercado capitalista, guiado pela mão invisível de Adam Smith irá atingir seu esplendor."
O trecho refere-se ao conteúdo desenvolvido por uma importante obra literária que retrata o maciço avanço da economia capitalista industrial em escala mundial. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome dessa obra.
Gomes (2007), relata em sua produção “1808" fatos hilários que culminaram na derrocada do Império Português e na decisão pela vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. Sobre esses fatos, assinale V para os verdadeiros e F para os falsos.
( ) Uma das explicações para decadência do Império Português seria a política e a religião, pois Portugal era a nação da Europa mais católica, mais conservadora e anversa as ideias libertárias que produziam revoluções e transformações em outros países.
( ) A força da igreja era enorme e também um fator de decadência do Império Português, isso porque os escrúpulos religiosos, a ciência e a medicina eram atrasadas ou praticamente desconhecidas.
( ) A influência da igreja pode ser constatada na decadência do Império com a morte do herdeiro do trono de Portugal, D. José, por ter contraído varíola e não tendo tomado a vacina, devido a proibição de sua mãe junto aos médicos de aplicá-la.
( ) A vida social pautava-se pelas missas, procissões e outras cerimônias religiosas e o comportamento individual e coletivo era determinado e vigiado pela Igreja Católica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
[...] Sendo-lhes negadas, pela urgência de novos problemas, as satisfações de elaborar abstrações familiares os norte-americanos avançaram pouco a pouco em direção àquele realismo duro e claro em termos de pensamento político que alcançaria sua realização uma década mais tarde na formação do governo nacional e encontraria sua expressão clássica em The federalist. No processo, a moderna doutrina americana da separação de poderes seria elaborada e o conceito de democracia transformado. [...]
Fonte: Bailyn B., Bauru/SP: Edusc. 2003, p. 266-267.
O texto REFERE-SE:
“Os documentos também são materiais mais atrativos e estimulantes para os alunos e estão associados aos métodos ativos ou __________________, conforme as justificativas de algumas propostas curriculares". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 327).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
O livro Ensino de História: fundamentos e métodos afirma que o uso de documentos históricos tem que ter alguns objetivos quando usados em sala de aula, dentre eles:
I. Favorecer sua exploração pelos alunos de maneira prazerosa e inteligível.
II. Fornecer informações claras.
III. Causar muitos obstáculos iniciais.
Está correto o que se afirma em:
Até os séculos IX e X, é possível dizer que a economia europeia passou por um período de retração e estagnação. As produções agrícola, artesanal e comercial foram reduzidas, principalmente, em razão do retrocesso demográfico percebido no período. Predominava, nesse primeiro momento:
Na segunda metade do século XIX, a Europa vivia transformações de ordem econômica e cultural que se fizeram sentir em outras partes do planeta. Nesse contexto, as principais potências europeias adotaram a política imperialista, também chamada de neocolonialismo, para suprirem suas necessidades comerciais e expandirem suas zonas de influência sobre o restante do mundo. Entre as consequências do neocolonialismo e do imperialismo, encontra-se:
O conflito ideológico, político, econômico e militar ocorrido de maneira indireta entre os Estados Unidos e a União Soviética – denominado Guerra Fria – tem suas raízes:
O retorno de Getúlio Vargas ao poder, em 1951, foi pautado em um novo referencial político: o populismo. Já manifestado nas ações trabalhistas de Getúlio, entre 1930 e 1945, o populismo foi um fenômeno político presente na America Latina no século XX, caracterizado pela manipulação das massas por uma liderança carismática que buscava, através de algumas concessões aos setores menos abastados e quase sempre urbanos, o controle do sistema público.
Símbolo do populismo no Brasil, Getúlio optou pelo PTB como sigla partidária nas eleições de 1950, por:
A questão da História do Brasil na escola requer, portanto, um compromisso político e cultural, para que a História seja cuidadosamente estudada, que a seleção de conteúdos da História do Brasil seja central e prioritária e que se obedeça a critérios metodológicos e com fundamentação teórica rigorosa tanto no que se refere à historiografia quanto à pedagogia, para evitar-se um ensino dogmático e ideológico. (BITTENCOURT, Circe. História. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In. KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2007. p. 203).
Atualmente, tramita no poder legislativo, principalmente no âmbito municipal, já que o projeto foi retirado da pauta no âmbito federal, o Projeto Escola Sem Partido, que apresenta como objetivo a proibição de manifestações ideológicas e político-partidárias por parte de professores em sala de aula. A autora Circe Bittencourt, ao sugerir critérios metodológicos e teóricos para “evitar-se um ensino dogmático e ideológico",