A arte de hoje é composta por arte moderna (e, às vezes, até arte clássica) e arte contemporânea. Além do mais, algumas das principais figuras da arte contemporânea já morreram: Yves Klein, por exemplo, e Andy Warhol. A arte contemporânea não pode, portanto, ser reduzida à arte de artistas vivos, já que ela inclui artistas já falecidos e não inclui grande parte da produção artística atual. Arte contemporânea é uma categoria estética de arte, um tipo de gênero artístico, mas em um sentido mais amplo do que aquilo que se costuma chamar de gênero: como categoria artística, a arte contemporânea se encontra no mesmo nível da arte clássica ou moderna, sendo que cada uma possui suas características próprias.
Nathalie Heinich. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. In: Sociologia e Antropologia. Rio de Janeiro, v. 4, 02:373-90, out./2014, p. 376.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da arte produzida nos séculos XX e XXI.
A Revolução Industrial teve início no século XVIII e transformou econômica e socialmente boa parte do Ocidente ao longo de suas fases. Tendo essa informação como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, que dizem respeito ao referido período e aos seus desdobramentos.
Ao mesmo tempo em que serviu como fator de aproximação entre países distintos, a Revolução Industrial ampliou as desigualdades econômicas, sociais e políticas.
A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) o item que se segue.
No Japão, a Revolução Meiji causou violenta revolta de grupos que defendiam uma política isolacionista. Esse conflito ocasionou o enfraquecimento do xogunato e fortaleceu o regime imperial.
Sob o influxo da vitória parisiense, o mês de março de 1848 foi expandindo, como um fio vermelho, ao longo dos dias, a sucessão de insurreições, motins e revoltas populares. Era a primavera dos povos. No começo de 1847, um ano antes de seu início, a Liga dos Justos, organização conspirativa revolucionária, já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.
Daniel Aarão Reis. Folha de S.Paulo. Domingo, fev./1998 (com adaptações)
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao panorama histórico mundial do século XIX e às questões políticas e nacionais de então.
Sob a liderança de Otto Von Bismark, a Liga dos Três Imperadores, que havia sido formada entre Áustria-Hungria, Alemanha e Rússia para coibir as políticas expansionistas da França, tornou-se a base para a formação da Tríplice Entente.
Sob o influxo da vitória parisiense, o mês de março de 1848 foi expandindo, como um fio vermelho, ao longo dos dias, a sucessão de insurreições, motins e revoltas populares. Era a primavera dos povos. No começo de 1847, um ano antes de seu início, a Liga dos Justos, organização conspirativa revolucionária, já anunciava a eclosão de uma revolução grandiosa, que provavelmente decidiria, por um século, os destinos da humanidade.
Daniel Aarão Reis. Folha de S.Paulo. Domingo, fev./1998 (com adaptações)
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao panorama histórico mundial do século XIX e às questões políticas e nacionais de então.
Os nacionalismos do século XIX foram protagonizados pelas classes instruídas e beneficiadas pelo progresso educacional das escolas e universidades, de onde saíram seus grandes defensores. Nesse aspecto, a questão das línguas nacionais foi um dos fatores predominantes das identidades nacionais.
Na sociedade atual, não há dúvida alguma que não é absolutamente normal, porque é uma situação forçada, mas na sociedade futura será completamente normal, porque será livre. Mas, mesmo agora, [ela] estava no seu direito; sofria, e isso constitui, por assim dizer, os seus fundos, o seu capital, do qual tinha o pleno direito de dispor. É claro que na sociedade futura não existirá o capital; mas a sua profissão poderá ser designada por outro nome e regulada de maneira racional e normal. Pelo que se refere pessoalmente a Sófia Siemiônovna, nos tempos atuais, eu considero o seu procedimento um enérgico e concreto protesto contra a estrutura da sociedade, e respeito-a profundamente por isso.
Fiódor M. Dostoiévski. Crime e castigo. São Paulo: Martin Claret, 2013, p. 406. Publicação original: 1866 (com adaptações).
Considerando as ideias do fragmento de texto antecedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item a seguir, a respeito de significativas transformações sociais e políticas ocorridas ao fim do século XIX e ao longo do século XX.
A Guerra Fria ficou caracterizada por certa estabilidade, além de padrões previsíveis de confrontos. Os Estados Unidos da América e a União Soviética enfrentavam-se indiretamente por meio de seus satélites e zonas de influência, mas, paradoxalmente, evitavam que conflitos locais fugissem ao controle e alcançassem proporções mundiais.
Conhecido como o Presidente de Ferro, Floriano Peixoto foi o segundo governante da República brasileira. O presidente dividiu a opinião dos brasileiros e enfrentou uma guerra civil no início de seu mandato.
Fonte: http://www.historiabrasileira.com/files/2010/05/flor iano-peixoto.jpg Acesso: 13 out. 2013
Em função de ações enérgicas contra os opositores, o governo de Floriano Peixoto ficou associado
Ao analisar a cotidianidade da sociedade romana em seus primórdios os historiadores Philippe Ariés e George Dubbyfazem as seguintes afirmações:
"O nascimento de um romano não é apenas um fato histórico( ... ]".
"A criança que o pai não levantar (não reconhecer) será exposta diante da casa ou num monturo público, quem quiser que a recolha".
"O que acontecia com as crianças enjeitadas? Raramente sobrevivem".
(ARIÊS, Philippe, DUBBY, Georges. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil).
A classe social a que se referem os excertos dos autores é a dos:
Qual das afirmativas a seguir pode ser associada corretamente ao pensamento filosófico de Thomas Hobbes?
No século XVII, a nova fase da colonização das Américas pertenceu à França, Holanda e Inglaterra, nações de navegadores que também dispunham de vantagens geográficas sobre os Estados do Mediterrâneo.
A demora da presença destes países na invasão à América pode ser identificada pelo fato de:
A diversidade étnica da África é um dos aspectos mais extraordinários do continente. O reflexo desse cenário é uma riqueza cultural que se reafirma e se integra de maneira intensa, apesar do lado perverso dos conflitos diretamente conectados a essa profunda variação populacional. Ao estudar os grupos étnicos africanos entende-se que, entre outros grupos, temos os: I. Santos: predominantes na região sul da África, representam o grupo mais numeroso do continente, apesar de ser possível dividi-los em centenas de subgrupos. II. Sudaneses: dedicados à agricultura, os sudaneses habitam as savanas localizadas e, principalmente, a região Leste do continente. III. Berberes: conjunto de povos que vivem no Norte da África. Convertidos ao islamismo, essa população se insere nas mais variadas etnias que caracterizam o norte do continente. Sobre tais grupos étnicos está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Não é possível se entender o processo de unificação da Itália e o da Alemanha, sem se analisar a configuração geopolítica da Europa já no início do século XIX, também é importante se ter como base as decisões tomadas pelo Congresso de Viena (1814- 1815). Ponto base comum às unificações da Alemanha e da Itália na década de 1870 é o fato de que as ambas:
O interior do território colonial brasileiro, comumente classificado sertão, também contribuiu, mesmo que de modo tímido, para a dinâmica econômica nos séculos de domínio português. Entre as principais atividades desenvolvidas na região, destacou-se a exploração das drogas do sertão, expressão utilizada:
O historiador grego Heródoto, em sua obra intitulada História, cita o seguinte trecho: "[...]
A maior parte do país é uma dádiva do Nilo, como dizem os sacerdotes, e foi essa a minha impressão. [...] De todos os rios que formam esses territórios por meio de aluviões, não há um que, pelo seu volume de água, mereça ser comparado a um só dos cinco braços do Nilo. [...]" HERÓDOTO, História. Disponível em:
Sobre a Península Arábica, tem-se um panorama histórico que vários autores concordam em chamar de pré-islâmica, isto é, anterior ao Islam. Com base nesse período, é correto afirmar: