Leia o texto a seguir e observe o mapa para responder à questão.
Enquanto a França e a Inglaterra se digladiavam na Guerra dos Cem Anos, a Espanha se via nos últimos estágios da Guerra de Reconquista. Porém, após o fim desse conflito, em 1492, os Reis Católicos, Isabel e Fernando, se propuseram a dar início ao expansionismo marítimo espanhol, patrocinando o navegante genovês Cristóvão Colombo. O projeto partia de um conceito inovador: a possibilidade de se alcançar as regiões asiáticas através da navegação rumo a oeste, confirmando o princípio da esfericidade da Terra.
Após retornar ao solo europeu, a Coroa espanhola iniciou um intenso empenho de garantir o controle das novas regiões. A concessão dos territórios a oeste da linha imaginária da Bula Intercoetera, localizada a 100 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde, pelo papa espanhol Alexandre VI, atendeu plenamente às pretensões espanholas.
Diante das informações apresentadas é correto afirmar que:
Curiosamente, a Companhia das Índias Ocidentais foi considerada a primeira empresa de capital aberto, utilizando a venda de ações para os interessados em patrocinar a invasão das áreas de domínio espanhol. Fixados na porção mais rica da colônia portuguesa, caberia aos holandeses fortalecer as atividades produtivas com o intuito de cumprir o objetivo da ocupação da região. Para essa função, foi nomeado o conde Maurício de Nassau, que passou a administrar a área de domínio holandês a partir de 1637. O controle político exercido por Nassau na região se notabilizou pela(o):
Utilizando os poderes obtidos através do AI-5, o governo Médici assumiu a face mais implacável da Ditadura. Visando a combater os setores de esquerda, que agora se organizavam em guerrilhas contra o regime, os militares criaram uma extensa rede de repressão. No tocante às formas de investigação utilizadas pelos meios repressores, é correto afirmar que o:
No Ensino Fundamental a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “conhecer algumas das manifestações culturais dos diversos povos indígenas”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:
As bandeiras de apressamento tornaram-se um grande negócio durante o período do domínio holandês no Brasil (1637-1654). E, acerca das bandeiras de apressamento é adequado afirmar que:
No século XVIII, no período do Iluminismo, o filosofo Barão de Montesquieu (1689-1755) defendeu a seguinte teoria:
O período histórico da Idade Média vigorou entre os séculos V e XV, sobretudo no espaço europeu. A respeito desse período e de suas características, julgue o item que se segue.
Economia rural e sociedade hierarquizada são características marcantes da Idade Média.
A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.
A Paz de Vestfália encerrou a chamada Guerra dos Trinta Anos.
As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue o seguinte item.
O regime de segregação racial do apartheid vigorou em duas antigas colônias britânicas, as quais hoje constituem os países da África do Sul e Zâmbia.
Os estudos africanos, área de crescente interesse entre os historiadores brasileiros, têm revelado a existência de um grande número de sociedades e culturas na África que poderiam ser estudadas nas escolas. Além disso, há algumas décadas, pesquisadores africanos produzem qualificadas investigações que possibilitam o reconhecimento de importantes contribuições do passado africano para o patrimônio histórico da humanidade. Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue os itens a seguir, a respeito do processo de humanização e das dinâmicas na formação das sociedades africanas.
O aparecimento dos Estados em África ocorreu por influência das sociedades orientais e mediterrâneas; as sociedades africanas antigas desconheciam as organizações estatais.
Tendo como base as informações do texto precedente a respeito da história das sociedades e reinos africanos na região sudanesa, julgue o item subsequente.
A organização política do Império Songhai caracterizou-se pela resistência ao Islã e pela profunda descentralização e fragmentação do poder.
A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue o item a seguir.
A luta dos escravizados pela liberdade ocorreu tanto pela fuga e formação de quilombos, que representaram uma alternativa concreta à ordem escravista, quanto pela negociação: os escravos reivindicaram momentos livres para se dedicar a seus afazeres, a sua cultura e religiosidade, e a suas famílias, recebendo eventuais concessões.
A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue o item a seguir.
Para conter as rebeliões escravas, a Coroa portuguesa enrijeceu as leis que proibiam a reunião de escravos e institucionalizou a figura do capitão do mato, medidas que se mantiveram até o período Imperial quando a Revolta dos Malês, na Bahia, abalou a estrutura do sistema escravista de maneira semelhante à do quilombo de Palmares.
No que se refere à história republicana brasileira, julgue o próximo item, a respeito da Primeira República e da denominada Revolução de 1930.
Na década de 20 do século XX, o movimento tenentista, por se opor ao nacionalismo e à centralização política característica do período pós-Primeira Guerra Mundial, foi amplamente apoiado pelas classes médias urbanas.
Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue os itens seguintes.
A Revolução de 1930 foi antecedida por uma série de levantes populares contrários à carestia e ao excesso da jornada de trabalho que, em 1929, ocorreram em diversas capitais estaduais.