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Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um modo de produção comunal primitivo, onde a propriedade da terra era desconhecida, e ano a ano os líderes de cada tribo faziam a redistribuição da terra para evitar que uns tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era por isto determinada pela posse de rebanhos e não da terra.
Assinale a alternativa que define uma característica dos povos Bárbaros: a França do século VIII ao XI.

Observe o quadrinho.


O quadrinho acima é extraído de "O papiro de César", uma das histórias do herói Asterix e se refere a uma grande conquista de Roma no século I a.C., mais especificamente no inverno de 53 a 52 a.C. Na batalha final, Vercingetórix e os seus sucessores foram derrotados e se renderam ao general romano Júlio César. Faz-se referência à conquista da(o):

Considerando a Antiguidade Clássica assinale a alternativa CORRETA:

O expansionismo romano trouxe inúmeras consequências para Roma, indique, dentre as alternativas abaixo, aquela considerada por muitos pesquisadores como a principal:

Observe a charge.

Sobre as invasões bárbaras ao Império Romano é correto afirmar:

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização

ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e

Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,

entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política

e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a

Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo

e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma

instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja

Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas

transformações que atingem a culminância no início da Idade

Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa

geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a

partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova

era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os

itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

Apesar da grandiosidade do império que conseguiu construir, Roma foi incapaz de deixar um legado cultural original, o que pode ser explicado pelo fato de ter adotado leis, crenças religiosas e costumes dos povos conquistados.

"a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. [...]"
CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, pp. 7-8.

A história política de Roma na antiguidade foi marcada por três regimes ou formas de governo, denominados:

“[...] Toda a história do reinado de Augusto se resume nos seus esforços para traduzir para a realidade e os fatos esse caráter quase miraculoso de sua pessoa. Ele quer respeitar as formas tradicionais, embora elas sejam quase vazias de conteúdo. Conserva o consulado, a pretoria, a edilidade, o tribunato, porém, sorrateiramente, tira-lhes quase toda a importância real. Enquanto o consulado mantém alguma autoridade, ele mesmo é cônsul. Depois, um belo dia, deixa de querer sê-lo; é que encontrou outro meio de reter em suas mãos o comando do Estado. É o primeiro do Senado, e sua palavra arrebata sempre a decisão." (retirado de GRIMAL, Pierre. História de Roma. São Paulo: Ed. UNESP, 2011, p. 129).

A política e a sociedade romana imperial mantiveram suas bases, ao menos idealmente, semelhantes às da República, porém, a figura do imperador passou a ser decisiva e de grande poder, como Pierre Grimal deixa claro no trecho anterior. Sobre a sociedade e política do sistema romano imperial, assinale a alternativa CORRETA:

Sobre a agrimensura assinale a alternativa incorreta:

Os irmãos Graco, que governaram Roma no século II a.C., estabeleceram algumas medidas na intenção de responder às tensões sociais geradas pela insatisfação da plebe romana. Indique abaixo a alternativa que apresenta uma dessas medidas:

Quando se aborda o tema “História e diversidade e gênero” no ambiente escolar, faz-se necessário compreender que conceitos sobre heterossexualidade, homossexualidade, entre tantos, por vezes polêmicos e carregados de tabus, precisam fazer parte do currículo escolar, pois só se promove a dignidade da pessoa humana, tal qual está posto nos artigos 1º e 3º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a partir do momento em que a visão de nossas construções socioculturais do presente estão ligadas a outras tantas que já existiram no passado, continuaram e se diferenciaram.
Sobre a história da homossexualidade (1) assinale a alternativa incorreta:

Por mais de 40 anos, Augusto foi o chefe indiscutível do Império

Romano (27 a. C. a 14 a. D.). Em um período de muitas incertezas, em

uma fase de aparente paz, vivida, porém, em um clima cultural em que

predominava uma espécie de saudosismo pessimista, predominavam

certas correntes fi losófi cas que, entretanto, acabaram se inclinando

ao “dogma", aceito por seus adeptos como verdades absolutas. Entre

as mencionadas correntes fi losófi cas, pode-se destacar:

Sobre a história política da República Romana, é CORRETO afirmar que

Sobre a Antiguidade (greco-romana) e os estudos que a envolvem, assinale a alternativa correta.

Entre os séculos V e VI d.C., o ostrogodo Teodorico, que governou a Itália depois da queda do Império Romano do Ocidente, se apresentou como o sucessor dos príncipes romanos e como um novo Trajano. Três séculos mais tarde, Carlos Magno gravou em seus sinetes o lema “Restauração do Império Romano” e se fez coroar imperador em Roma, pelo papa, na noite de natal do ano de 800. No século XII, o cronista inglês Godofredo de Monmouth estabeleceu a descendência dos ingleses de Eneias, o herói troiano relacionado à fundação mítica de Roma. Assim como fizeram os Habsburgos, dinastia que governou o Sacro Império Romano–Germânico e que se proclamou a última descendente de Eneias. Com relação à persistência do mito de Roma nos exemplos citados, analise as afirmativas a seguir.
I. Os vários renascimentos de Roma indicam que ela era mitificada, sendo considerada a fonte do exercício da soberania, modelo ideal a ser imitado.
II. As relações que os novos povos do Ocidente estabeleceram com a memória perpetuada da Roma Antiga, eram simbólicas.
III. Estas retomadas do mito de Roma se inspiravam em seus atributos republicanos de potência militar, excelência política e centralismo decisório.
Assinale:

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