A crise romana, vivida durante a República, teve como um dos seus principais efeitos:
Analise o gráfico a seguir.
Atenas é conhecida como berço da democracia, opondo-se ao sistema de governo oligárquico presente em outras cidades gregas.
A partir do gráfico acima, assinale a alternativa correta.
Inserida no extremo Norte da África, essa civilização, no período Neolítico, diante do aumento da população, efetivou a construção de obras hidráulicas, como diques e canais para cultivos agrícolas. Estudos e pesquisas mostram que essas obras foram realizadas pela coletividade local e regional. A qual civilização histórica refere-se o contexto mencionado?
Na organização social na Roma antiga, os chamados "clientes":
Fundada pelos dórios no século IX a.C., Esparta se desenvolveu na Península do Peloponeso e, diferentemente das demais regiões da Grécia, apresentava terras férteis. Desse modo:
Leia o texto a seguir: "Entre os hebreus, Javé evoluiu de um deus tribal para um deus universal, de um deus de guerra, senhor dos exércitos, para um juiz sereno, consciência social e individual, exigene de justiça social." PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. 7.ed. São Paulo: Atual, 1987. p. 90. (Coleção Discutindo a história). De acordo com a temática abordada o texto anterior, é correto afirmar
A região sul da Península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor deram origem ao mundo grego. Essa região foi ocupada inicialmente por cretenses e, posteriormente, por aqueus (civilização micênica), dórios, jônios e eólios, povos de origem indo-europeia. Sobre essa civilização é possível afirmar corretamente que:
Analise o mapa e o texto a seguir.
No mapa acima, temos o Crescente Fértil, com destaque para a Mesopotâmia. Sabendo que o surgimento das civilizações está diretamente ligado a agricultura, marque a alternativa correta.
Assinale a alternativa que representa o período histórico, na Grécia antiga, em que existia a caracterização de uma comunidade gentílica, uma sociedade rural. Nessa periodização histórica, os bens econômicos dos genos, tais como terra, animais e instrumentos de trabalhos ficavam sobre o controle do chefe.
Ao analisar a cotidianidade da sociedade romana em seus primórdios os historiadores Philippe Ariés e George Dubbyfazem as seguintes afirmações:
"O nascimento de um romano não é apenas um fato histórico( ... ]".
"A criança que o pai não levantar (não reconhecer) será exposta diante da casa ou num monturo público, quem quiser que a recolha".
"O que acontecia com as crianças enjeitadas? Raramente sobrevivem".
(ARIÊS, Philippe, DUBBY, Georges. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil).
A classe social a que se referem os excertos dos autores é a dos:
O historiador grego Heródoto, em sua obra intitulada História, cita o seguinte trecho: "[...]
A maior parte do país é uma dádiva do Nilo, como dizem os sacerdotes, e foi essa a minha impressão. [...] De todos os rios que formam esses territórios por meio de aluviões, não há um que, pelo seu volume de água, mereça ser comparado a um só dos cinco braços do Nilo. [...]" HERÓDOTO, História. Disponível em:
Um professor de História que deseja desenvolver a temática “A Idade Antiga: a evolução de Roma” com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um
modo de produção comunal primitivo, onde a
propriedade da terra era desconhecida, e ano a
ano os líderes de cada tribo faziam a
redistribuição da terra para evitar que uns
tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era
por isto determinada pela posse de rebanhos e
não da terra.
Assinale a alternativa que define uma
característica dos povos Bárbaros:
a França do século VIII ao XI.
Observe o quadrinho.
O quadrinho acima é extraído de "O papiro de César", uma das histórias do herói Asterix e se refere a uma grande conquista de Roma no século I a.C., mais especificamente no inverno de 53 a 52 a.C. Na batalha final, Vercingetórix e os seus sucessores foram derrotados e se renderam ao general romano Júlio César. Faz-se referência à conquista da(o):
O zoroastrismo, ou masdeísmo, tornou-se a religião oficial do Império Persa no período aquemênida, entre os séculos VI e IV a.C. Não foi característico dessa religião: