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A devastação do meio ambiente no nosso país começou cedo, desde a época do Brasil colônia. E acerca do desmatamento no Brasil nesse período é adequado afirmar que:

No Ensino de História, ao se trabalhar a temática “o bandeirante e a busca por riquezas” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Tendo em vista que, como colônia de Portugal, o Brasil fazia parte do mercantilismo da Idade Moderna, que tinha no sistema colonial um dos fatores fundamentais do processo de acumulação primitiva da Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII, julgue (C ou E) o item a seguir, acerca das características básicas da produção brasileira no período colonial.

 

Exercida sob o modelo de latifúndio autossuficiente, a produção gerava excedentes que propiciavam um vigoroso comércio entre as capitanias.

A principal autoridade em todos os domínios coloniais portugueses era o rei, que, na administração desses domínios, contava com o auxílio do Conselho Ultramarino e da Mesa de Consciência e Ordens. Tendo em vista que, apesar do auxílio dessas instituições, a organização administrativa do Brasil colonial funcionava de modo precário, julgue (C ou E) o seguinte item, relativos às causas dessa precariedade.


Embora fosse consensual e geograficamente constatável, a unidade territorial brasileira aparecia oficialmente visível apenas nos títulos do vice-rei e do príncipe do Brasil.

A principal autoridade em todos os domínios coloniais portugueses era o rei, que, na administração desses domínios, contava com o auxílio do Conselho Ultramarino e da Mesa de Consciência e Ordens. Tendo em vista que, apesar do auxílio dessas instituições, a organização administrativa do Brasil colonial funcionava de modo precário, julgue (C ou E) o seguinte item, relativos às causas dessa precariedade.

 

As distâncias, a consequente lentidão das comunicações, e a falta de aparato humano burocrático dificultavam o controle da população e a observância restrita das leis.

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.

 

Nesse período, foram criados o Jardim Botânico no Rio de Janeiro — com espécies oriundas da Índia, das Ilhas Maurício e da Guiana Francesa — e o Banco do Brasil.

A consolidação da conquista do território da América Portuguesa foi marcada pelo casuísmo, construído com base nos interesses e forças do reino português e nos desafios e benesses das possessões coloniais. Considerando esse processo, julgue (C ou E) o item seguinte.

 

A disputa entre Portugal e França pelo Cabo Norte, atual Amapá, foi resolvida com a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.

No Ensino Fundamental, a partir do ensino de História ao aluno é possibilitado compreender os motivos que levaram o governo português a produzir açúcar no Brasil colônia. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:

A primeira batalha ocorrida em 1648 na capitania Pernambuco, foi um dos principais momentos no processo de expulsão dos holandeses do Brasil. Essa batalha foi denominada:

Os escravos que trabalhavam na lavoura no Brasil colônia eram chamados de:

No início da colonização, Portugal e Espanha incentivaram na América duas atividades econômicas. Essas atividades foram:

Assinale a alternativa INCORRETA quanto às primeiras atividades econômicas no período Brasil Colônia.

Leia o texto e escolha a opção que completa corretamente o texto. “A primeira medida de regente de D. João (futuro D. João VI), que governava em nome de sua mãe ___________ logo que chegou ao Brasil, foi a abertura dos portos. […] D. João veio acompanhado de sua corte e da estrutura administrativa do império português que passou a ter como centro político-administrativo a cidade do Rio de Janeiro. Então foram criadas várias instituições: a Escola de Anatomia, ______________ e, em termos jornalís-ticos, ____________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do excerto acima

“Inventou-se [...] uma aristocracia da cana, cujo ápice absoluto era ocupado pelo senhor de escravos e seu centralismo político e social. Nos 'distantes e largos Brasis', o proprietário da região reinava quase só, raramente havendo interferência da Coroa portuguesa nesses que se consideravam negócios internos. [...]"

SCHWARCZ, Lilia M; STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p 72.

O poder dessa aristocracia da cana, considerando a análise feita pelas autoras da obra Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, era assegurado porque os

Os jesuítas eram sacerdotes pertencentes à Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem Jesuítica, fundada na Europa por Inácio de Loiola, em 1534. De acordo com os jesuítas no Brasil Colônia, é adequado afirmar:

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