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A Lei Complementar n° 25, de 29 de dezembro de 1995, instaura a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), em substituição da Região da Grande Aracaju (RGA), área definida pela Lei 2.371/82 com alterações dadas pela Lei 2.578/85. A região foi composta, inicialmente, pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Maruim, sendo, posteriormente, incluídos os municípios de Itaporanga d'Ajuda e Riachuelo (MENEZES, C. R.C; VASCONCELOS, J.F. , 2011).

Sobre a Região Metropolitana de Aracaju (RMA), assinale a alternativa incorreta:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

História e Geografia de Estados e Municípios

- Assuntos: Maranhão

De acordo com o poeta caxiense, Wybson Carvalho, o que representa o nome Caxias?

São homenagens feitas ao município de Solonópole, exceto:

Referente ao Município de Saudades/SC analise as assertivas abaixo: I. Por meio da Lei Municipal n°27/79 de 28 de maio de 1979 foi instituído no município de Saudades o brasão que representa as armas do município. O Brasão constitui-se de um Escudo ibérico. Possui ainda, dois arados, um pé de fumo, um pé de milho e o nome do município "Saudades". II. A Bandeira Municipal foi instituída pela Lei Municipal n° 28/79 de 28 de maio de 1979. É formada por dois campos, sendo o campo superior de cor verde em sentido horizontal e o campo inferior de cor branca, também no sentido horizontal. Ao centro um losango de cor amarela ouro e sobre o losango o brasão do município. III. Em 1950, Saudades foi considerado Distrito de Chapecó; em 1954 fez parte de São Carlos e no dia 30 de dezembro de 1961 foi emancipado. Distante 65 km de Chapecó, limita-se com 4 (quatro) municípios: Pinhalzinho, Maravilha, Cunha Porã e Chapecó. IV. “Muito anos atrás o imigrante; nessas plagas desertas chegou; Com amor e trabalho constante; nossa linda cidade fundou”. Essa é uma das estrofes do Hino Municipal de Saudades que tem com autor e compositor Horácio Nunes Pires. Após análise das assertivas, assinale a correta.

O lphan atua em Sergipe desde 1937 quando ainda era integrado ao estado da Bahia. Desde 201 O a Unesco reconheceu como patrimônio mundial o único testemunho dos 60 anos de união entre Portugal e Espanha do período colonial do Brasil que é a(o):

Abaixo o mapa de Santa Catarina (limites entre Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina) com destaque para o município de Saudades.

A partir do mapa, referente à localização do Município de Saudades, assinale a alternativa correta.

Mesorregiões são subdivisões dos estados que congregam diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais. Em relação as Mesorregiões de Santa Catarina, analise:

I - A principal cidade do Oeste Catarinense é Chapecó, que também é a cidade menos populosa da mesorregião;

II - A mesorregião Serrana é a mesorregião mais cêntrica do estado e é limítrofe de todas as demais mesorregiões;

III - A cidade mais populosa da mesorregião da Grande Florianópolis é Palhoça.

Dos itens acima:

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões. Em relação a diversidade cultural do Brasil, analise:

I - A cultura da Região Centro-Oeste brasileiro é bem padronizada. As duas maiores festas populares da região são o Círio de Nazaré, que no segundo domingo de outubro reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém (PA), e o Festival de Parintins;

II - Entre as manifestações culturais da Região Nordeste estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira;

III - A Região Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã).

Dos itens acima:

Leia o texto a seguir sobre algumas revoltas populares que ocorreram na Paraíba no século XIX.

A _______ ocorreu em 1874, ficou assim conhecida pela modificação que provocou no sistema de pesos e medidas, fato este que desencadeou uma grande revolução na Paraíba.
A _______ ocorreu em cinco províncias do Nordeste. Os revoltosos eram contrários aos decretos imperiais que obrigava a população a fornecer dados pessoais, tais
como: número de nascimentos e óbitos na família; filiação; estado civil; cor da pele.
Na _______ os revoltosos eram os liberais adversativos dos conservadores (grandes latifundiários e comerciantes portugueses). A revolta se iniciou em Recife, os liberais exigiam: a divisão dos latifúndios; a liberdade de imprensa; o fim da oligarquia política.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto.

Leia as informações a seguir a respeito dos povos indígenas na Paraíba.

I. Durante o período do Brasil Colônia, os povos indígenas que ocupavam o território da atual Paraíba se dividiam em 3 grupos: Os Tupis-Guaranis que habitavam o litoral
e eram divididos em Potiguaras, ao norte do estado e os Tabajaras, ao sul. E havia um terceiro grupo, que era tido como Cariri.
II. De acordo com dados da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), existem atualmente quatro Terras Indígenas (TI) na Paraíba, sendo três da etnia Potiguara e uma da etnia Tabajara. Apesar das terras serem tradicionalmente ocupadas por esses povos, apenas duas TI foram regularizadas.
III. Na Paraíba, seguindo a situação nacional, a Demarcação de Terras Indígenas é um processo que ocorre de maneira rápida e não envolve conflitos de interesses sobre a área a ser demarcada. 

Estão corretas as afirmativas:

Leia o texto abaixo para, em seguida, responder a questão.

A partir das informações dos textos I e II, assinale a alternativa INCORRETA.

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