Ao longo de toda a história do Brasil, as desigualdades regionais têm sido um traço marcante do seu espaço geográfico. O desenvolvimento mais acelerado do Sudeste ampliou o distanciamento social e econômico (que já era considerável) dessa região em relação ao Nordeste e também em relação às demais regiões do território brasileiro.
Diante disso, o governo brasileiro empreendeu um plano de ação para promover o desenvolvimento das regiões mais estagnadas econômica e socialmente, por meio de uma política de incentivos fiscais e da criação de infraestrutura para atração de investimentos empresariais. Assim, em 1959, houve a criação
Segundo o IBGE, desde 2018, o estado do Espírito Santo se divide em quatro regiões intermediárias.
Essas regiões são:
No século XVI, a porção de terra que hoje compreende o Estado do Espírito Santo foi designada como uma Capitania pelo Império Português e teve como donatário Vasco Fernandes Coutinho. Inicialmente sua capital e principal cidade era Vila Velha, porém, por volta de 1550, Vitória torna-se capital.
Assinale a alternativa correta quanto ao principal fator que levou a essa mudança.
Assim como no fim do século XIX, o começo do século XX no Brasil foi marcado por diversos episódios de revoltas e manifestações de descontentamento com a recém-criada República. Um desses movimentos foi a denominada Revolta da Chibata, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1910. Sobre a Revolta da Chibata, é correto afirmar que
A década de 1960 é marcada por diversos movimentos culturais e sociais relacionados à contracultura no mundo. No Brasil, tivemos o Tropicalismo ou Tropicália, movimento que teve como grandes lideranças figuras como Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Assinale a alternativa correta quanto a esse movimento.
Em 1939, durante o governo Vargas, foi criado um órgão de propaganda do governo, mas que também tinha função de controle dos meios de comunicação e culturais do país, algo que já existia na Era Vargas, mas que surgiu, em 1939, mais sistematizado e organizado.
O órgão mencionado é o
Mato Grosso carrega consigo parte importante da História do Brasil. No que se refere a fatos da História de Mato Grosso, assinale a alternativa correta.
“Música e dança típica de Mato Grosso. Do modo como é apresentado hoje é uma das mais importantes expressões culturais do estado. Teve origem à época dos jesuítas, quando era executado dentro das igrejas.
Mais tarde, após a vinda de outras ordens religiosas, caiu na marginalidade e ruralizou-se” (GOVERNO DE MATO GROSSO, 2022).
Assinale a alternativa que apresenta o nome da manifestação cultural citada no texto, de forma correta.
O rio Madeira constitui a principal bacia hidrográfica do estado de Rondônia e o rio Guaporé, com seus sete afluentes principais, foi, desde o período colonial, um eixo de ocupação do
atual território rondoniense.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta a respeito do mercantilismo e das políticas de colonização dos vales dos rios Madeira e Guaporé.
Considerando que os cartogramas anteriores representam as dinâmicas dos setores da agropecuária no território brasileiro, assinale a opção correta no que diz respeito especialmente ao estado de Rondônia, na Amazônia.
Acerca do processo de rondonização da Amazônia, assinale a opção correta.
A partir da figura anterior, que mostra a extensão da hidrovia do rio Madeira, assinale a opção correta, a respeito da navegação nessa bacia hidrográfica.
A respeito da criação do Território Federal do Guaporé, ilustrado na figura acima, assinale a opção correta.
Relacionando a hidrografia ao traçado original da ferrovia Madeira-Mamoré, assinale a opção correta.
O movimento abolicionista no Brasil começou a ganhar contornos mais fortes a partir da metade do século XIX em diante. O Rio Grande do Norte também teve um movimento nesse sentido, sendo que, em uma das cidades potiguar, o movimento abolicionista foi pioneiro quanto a sua organização e teve grande força. Qual foi essa cidade?