No II Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul de 2017,o município de Santa Rosa de Viterbo – SP alcançou a classificação de:
No município de Santa Rosa de Viterbo-SP as terras da antiga Usina Amália abrigam um polo industrial com três grandes empresas, marque a alternativa CORRETA identificando essas empresas:
O mapa apresentado permite que se reconheça a complexidade da movimentação populacional dentro da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF). São vários municípios com uma população total de aproximadamente 3,8 milhões de pessoas e que apresentam especificidades, como problemas de mobilidade urbana. Acerca desse tema e considerando a disposição do mapa, assinale a alternativa correta.
Em relação às questões ambientais do Tocantins, leia as afirmativas a seguir.
I. A recente criação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros representou um importante avanço em relação à preservação do cerrado.
II. A implantação de eclusas intensificou o processo de assoreamento dos rios Tocantins e Araguaia.
III. As queimadas, mais intensas, sobretudo, no período de julho a outubro, representam uma efetiva ameaça à flora e à fauna do estado.
IV. A fragilidade da fiscalização e da legislação vigente contribui para a ocorrência de inúmeros casos de caça ilegal e tráfico de animais silvestres.
Assinale a alternativa CORRETA.
Em relação aos aspectos políticos do Tocantins, é CORRETO afirmar que:
O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado pela ONU na década de 1990. Desde então, são elaborados periodicamente rankings com base nos indicadores. Tal metodologia é aplicada também para os estados brasileiros e os municípios. Segundo dados do último grande Censo do IBGE, realizado em 2010, o PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o estado de Rondônia possui o seguinte IDH: 0,690, significando um médio desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta o indicador com maior pontuação no estado de Rondônia.
“[...] que uns sertanistas da mesma comarca [de São Paulo] tinham feito um descobrimento no sertão que dava esperanças de grandezas de ouro e que este era em um sítio muito perto do Paraguai..." (CANAVARROS, Otávio. O poder metropolitano em Cuiabá (1727-1752). Cuiabá: UFMT, 2004, p. 168).
Tal trecho é encontrado nas cartas trocadas entre o conselho ultramarino e o rei D. João V e se referem aos anos iniciais da atual cidade de Cuiabá. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. As minas do Coxipó – Mirim, reconhecidas inicialmente por bandeirantes paulistas e os chamados “reinóis", deu inicio em 1722 ao Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá, e em 1727 foi nomeada Vila.
II. É sabido que a constituição populacional do Arraial Senhor Bom Jesus de Cuiabá, e posteriormente, da Vila Real de mesmo nome, se caracterizava pela mescla entre indígenas, africanos escravizados, portugueses, e imigrantes de diversas áreas da colonia, principalmente da capitania de São Paulo.
III. Após a nomeação da Vila Real Senhor Bom Jesus de Cuiabá inúmeras outras Vilas foram fundadas na Capitania de Mato Grosso devido a mineração, caracterizando-se como uma das mais populosas regiões da Colônia.
Estão corretas as afirmativas:
Considere as características demográficas:
I. Predomínio da população em idade adulta, entre 20 e 59 anos.
II. Forte presença da população na zona rural.
III. População indígena representa 15% da população total.
IV. Altas taxas de natalidade e fecundidade.
V. Aumento da expectativa de vida da população.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015, a população do Amapá reunia APENAS as características
Segundo pesquisa PNAD − Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio, em 2016, a população do Amapá era de 782.295 habitantes. Sobre essa população considere:
I. As taxas de natalidade e de fecundidade no Estado têm sido reduzidas nesta última década.
II. A densidade demográfica do Estado ultrapassou os 10 hab/km2 no Censo de 2010.
III. A população está mal distribuída pelo território, e a capital abriga mais da metade da população do Estado.
IV. Uma das características demográficas marcantes observadas entre os Censos de 2000 e 2010 foi a redução percentual da população jovem, entre 0 e 19 anos.
Está correto somente o que se afirma APENAS em
O crescimento da produção e da fronteira agrícola na mesorregião norte do estado de Mato Grosso, nas últimas duas décadas, resultou em um intenso processo de urbanização e na constituição de uma rede de cidades integrada à capital Cuiabá e ao restante do país. São cidades dessa mesorregião
Na segunda metade do século XIX, o Brasil participou de importante conflito na América do Sul, a Guerra da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), também conhecida como Guerra do Paraguai. Invadido pelas tropas paraguaias por vias fluvial e terrestre, Mato Grosso protagonizou importantes acontecimentos no transcorrer do conflito. Esses fatos incluem a
Em 1981, com a implantação do Estado de Rondônia, o poema "Céus do Guaporé", composto na década de 1940, quando da criação do Território Federal do Guaporé, tornou-se o hino da nova unidade da Federação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente a dimensão identitária expressa pelo hino, à exceção de uma. Assinale-a:

Com base no texto, compreende-se o uso da categoria "populações tradicionais" para indicar grupos que

O Forte Príncipe da Beira foi edificado à margem direita do rio Guaporé, entre 1776 e 1783, sendo considerada a maior fortificação portuguesa erguida no período colonial.
Assinale a opção que descreve corretamente os motivos da Coroa portuguesa para a construção deste forte.
Região 1. O Madeira-Guaporé: Onde se localiza a capital, Porto Velho, e se concentram 85% dos investimentos privados previstos para o Estado.
Região 2. Leste Rondoniense: Abriga as cinco cidades com os maiores PIB per capita de Rondônia.
A respeito da produção econômica regional do Estado de Rondônia, analise as afirmativas a seguir.
I. A região 1 é menor em população e extensão territorial, mas atrai a maior parte dos investimentos privados pela presença das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio e pela estimativa de expansão comercial, imobiliária e dos serviços.
II. A região 2, no Leste rondoniense, é mais populosa e com maior extensão territorial, contribuindo fortemente para o PIB do Estado, em função do agronegócio, com destaque para a pecuária bovina e o cultivo de soja.
III. Tanto na região 1 quanto na 2, têm crescido a indústria extrativa mineral de cassiterita, a indústria de laticínios e os frigoríficos, em razão da proximidade do mercado andino, tornado acessível pela Rodovia Transoceânica.
Está correto o que se afirma em