Divergências levaram, desde a primeira metade do século XVIII, a uma oposição entre o norte e o sul do estado de Goiás. As duas regiões se relacionavam apenas em atos administrativos isolados, com objetivos meramente fiscais ou jurídicos. A amplitude geográfica dificultava o relacionamento interno norte-sul. A região norte era de difícil acesso, com povoamentos rarefeitos e esparsos, distantes da sede administrativa no sul.
Nilton Marques. Desenvolvimento regional e territorial do
Tocantins. Palmas: EDUFT, 2019, p. 73 (com adaptações).
No início do movimento separatista entre o norte e o sul de Goiás, houve
O atual estado do Tocantins, unidade federativa do Brasil desde 5 de outubro de 1988, é resultado de um longo processo de luta política pela emancipação. A sua formação territorial remonta ao século XVIII, quando ele ainda integrava a província de Goiás.
As atividades que possibilitaram o início da ocupação do atual território do estado do Tocantins no período mencionado no texto anterior relacionam-se
Na região Norte do Brasil, a ocupação do território dá-se por dois eixos: o hidroviário e o rodoviário. A construção da BR-153 nos anos 50 do século XX, popularmente chamada de Belém-Brasília, teve como impacto no território
No que se refere a aspectos geográficos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar n.º 94/1998 e suas alterações, julgue o item que se segue.
A RIDE,em seu recorte territorial, é formada por municípios de três unidades da Federação: Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.
Caracteriza o tipo climático do estado do Amapá:
A população do Amapá ultrapassou os 845 mil habitantes em julho de 2019, segundo estimativa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
(Disponível em: https://glo.bo/36F8ofV)
A partir da notícia e de seus conhecimentos sobre aspectos demográficos do Amapá, é correto afirmar que:
A respeito de aspectos econômicos do Distrito Federal (DF), julgue o item a seguir.
O DF carece de grandes indústrias e de empresas privadas e apresenta uma desigual distribuição de renda entre as diferentes regiões administrativas, o que inibe a formação de um mercado consumidor expressivo.
APrefeitura de Boa Vista elaborou um programa alimentar que distribui, às famílias cadastradas, um kit de alimentos contendo frutas, hortaliças, legumes e tubérculos, produzidos sem agrotóxicos, com objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis produzidos na região pela agricultura familiar e promovendo a sustentabilidade econômica por meio:
Considere o gráfico abaixo.

Os produtos agrícolas X e Y são, respectivamente,
Atenção: A questão refere-se à Geografia do Amapá.
Sobre as Terras Indígenas no estado do Amapá, é correto afirmar:
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o estado do Amapá faz parte de uma importante região hidrográfica brasileira que apresenta, dentre outras, as seguintes características:
Palco da polêmica em torno da prisão de quatro ambientalistas acusados de incendiar uma área protegida na Amazônia, o povoado de Alter do Chão, no Pará, vive, nos últimos anos, uma forte disputa em torno do modelo de turismo na região.
Internet: <www.bbc.com> (com adaptações).
No que se refere ao tema abordado no texto acima e a assuntos correlatos, julgue o item.
A região de Alter do Chão, distante de núcleos urbanos importantes, está isenta de conflitos fundiários e de pressões imobiliárias, comuns a outras localidades do Pará.
O conjunto de características físicas da porção oeste do Amapá é:
O Projeto Selvinha Amazônica, executado pela Prefeitura de Boa Vista, foi notícia por inovar as praças da cidade, embelezando-as com esculturas lúdicas de animais típicos da Amazônia, propiciando desse modo a valorização cultural:
A Prefeitura de Boa Vista elaborou um programa alimentar que distribui, às famílias cadastradas, um kit de alimentos contendo frutas, hortaliças, legumes e tubérculos, produzidos sem agrotóxicos, com objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis produzidos na região pela agricultura familiar e promovendo a sustentabilidade econômica por meio: