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A crescente aceitação do gerenciamento de projetos indica
que a aplicação de conhecimentos, processos, habilidades,
ferramentas e técnicas adequados pode ter um impacto significativo
no sucesso de um projeto. No guia PMBOK4, identifica-se esse
subconjunto do conhecimento em gerenciamento, que pode ser
empregado na maioria dos projetos, como boa prática.

Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK).
4.ª ed., Project Management Institute: 2008, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o guia
PMBOK4, julgue os itens que se seguem, relativos a gerenciamento
de projeto.

Define-se programa como um grupo de operações relacionadas e gerenciadas de modo coordenado com vistas à obtenção de benefícios e controle, que não seriam alcançados caso essas operações fossem gerenciadas em separado.

Segundo o PMBOK, as ferramentas e técnicas da De?nição das Atividades são:

Atualmente o PMBOK está em sua 4ª edição, publicada em dezembro de 2008. O conjunto das melhores práticas em Gerenciamento de Projetos proposto pelo PMI® (Project Management Institute) é um padrão internacionalmente reconhecido. O PMBOK 2008 manteve a organização da 3ª edição e está dividido em 3 seções e 12 capítulos que abordam a estrutura, a norma e as áreas de conhecimento. Considerando a estrutura do PMBOK, assinale a alternativa incorreta.

Além do aspecto organizacional, é relevante salientar o papel das diferentes etapas no gerenciamento de projetos. Procedimentos, processos, políticas e ferramentas mais formalizadas são vitais para o planejamento e o gerenciamento. Formas de gerenciamento que adotaram o modelo sistêmico ou por processo consideram que eles devem ser organizados a partir de uma série de ações para obtenção dos resultados desejados. O gerencimento de projetos é realizado pela execução de etapas processuais que podem ser definidas como:

I - Planejamento

II - Execução

III - Monitoramento

IV - Controle

V - Encerramento

São etapas de gerenciamento de projetos aquelas indicadas em

Entre as áreas de conhecimento do PMBOK, a área gerenciamento da integração do projeto abrange

A temporalidade e a individualidade do produto ou serviço a se desenvolvido são duas das principais características dos projetos Também é característica de projeto

O Guide to the PMBOK agrupa processos em nove categorias denominadas Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Assim, Seleção de Fornecedores e Gerenciamento de Contratos são dois processos inclusos na área de Gerenciamento

Quanto à elaboração, análise e avaliação de projetos e suas
etapas, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de escopo permite gerenciar o trabalho a ser realizado e o produto a ser entregue.

Segundo o PMBOK 2008, o processo que desenvolve opções e ações visando aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto é

Identifique como verdadeiras ( V ) as cláusulas que contêm produtos típicos das práticas específicas da área de processo “planejamento de projeto” e como falsas ( F ), as demais.

( ) Tamanho e complexidade de tarefas e produtos de trabalho.
( ) Cronograma do projeto.
( ) Riscos identificados.
( ) Fases do ciclo de vida do projeto.
( ) Estimativas de custo do projeto.
( ) Plano de ação corretiva.
( ) Inventário das necessidades de competências.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Quanto à elaboração, análise e avaliação de projetos e suas
etapas, julgue os itens que se seguem.

Quanto mais próxima a taxa interna de retorno estiver da taxa de juros do mercado maior será a rentabilidade do projeto.

Segundo o PMBOK, as entradas no processo de Identi?cação de Riscos são:

Segundo o PMBOK, são ferramentas adicionais ao planejamento de qualidade:

Segundo o PMBOCK, são entradas para criação da Estrutura Analítica do Projeto (EAP):

As organizações, sejam as de caráter público ou privado, tomam decisões e implementam ações que lhes possibilitem alcançar seus objetivos. Essas ações, em função de suas peculiaridades, podem ser classificadas em atividades ou projetos, o que supõe a adoção de modelos distintos de gestão. Nessa perspectiva, considere as ações abaixo.

I - Implantação de um novo sistema de gestão financeira.

II - Obras de duplicação de uma rodovia.

III - Controle do consumo de energia para emissão de faturas de cobrança.

IV - Elaboração da folha de pagamento.

V - Construção de uma hidroelétrica.

VI - Atendimento ambulatorial em um hospital.

São identificadas como projetos APENAS as ações

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